Campo Grande registrou a venda de 2.754 veículos no mês de setembro, conforme o relatório mensal de vendas de veículos novos registrados, elaborado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Ainda conforme o documento, a comercialização registrou alta de 16,35% em relação a agosto.
Os dados também revelam que houve aumento de 11,81% nas vendas, em relação a setembro de 2024. No entanto, conforme a tabela, no acumulado do ano as vendas caíram 3,41% comparado ao ano passado.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Os carros de passeio registraram um aumento de vendas de 25% em relação ao mesmo mês, no ano anterior, e 16% em relação a agosto de 2025. Em relação aos veículos leves, como picapes pequenas e vans, as vendas cresceram 25,68% em setembro, mas caíram 4,19% no acumulado do ano.
Já os caminhões permanecem na mesma faixa, com registro de 38 vendas em agosto e setembro. Já os ônibus tiveram aumento de 121%, com 42 unidades vendidas no mês. As motocicletas também apresentaram crescimento de 13% nas vendas.
Perspectivas do mercado sul-mato-grossense
Conforme explica o sócio proprietário da Speed Veículos, Reydner Brito, as taxas de juros elevadas têm impactado diretamente as vendas de veículos novos em Mato Grosso do Sul, considerando que 90% das compras são feitas por meio de financiamento.
O vendedor explica que existe uma relação inversa entre juros e vendas, ou seja, quanto maiores as taxas de juros, menor a qualidade dos veículos vendidos, pois o consumidor tende a adiar a compra.
“Infelizmente com essa taxa de juros a gente fica muito receoso. A taxa de juros está cada vez aumentando mais, então se você precisa e quer fazer um financiamento, a hora é agora porque a expectativa é só que aumente”, estima Reydner.
No entanto, a chegada do final do ano, com o décimo terceiro, aponta para um cenário possivelmente promissor para as vendas. Dessa forma, a expectativa é de que o cenário melhore. “Nossa expectativa é que melhore, mas infelizmente as taxas de juros não vão melhorar da forma como deveria e como a gente imagina”.
Veículos mais procurados
Na garagem, os veículos mais procurados nos últimos meses foram dos modelos Strada, Saveiro, Stradas cabine dupla e SUV’s, conforme Reydner. Além disso, a tendência de final de ano é a procura por carros que atendam a famílias, com sete lugares, por exemplo. Além disso, os carros convencionais flex, combustível e diesel continuam liderando a procura do mercado.
Já em relação aos veículos elétricos e híbridos, o vendedor avalia que o consumidor sul-mato-grossense ainda segue bastante conservador. “O consumidor não quer pagar para ver se vai dar certo ou não o sistema elétrico e híbrido. Por ele ser mais sistemático e seguro, ele quer ver se realmente vai implantar o mercado, se vai dar bom. Diferente dos outros estados, a gente vê grandes metrópoles bem mais avançadas em carros elétricos que aqui no nosso estado”.
Em relação às inovações tecnológicas nos veículos, o que o vendedor tem notado é a procura por modelos com carregador por indução, multimídia, teto panorâmico, câmera de ré e câmera 360.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.