Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça determina pagamento de assistência a criança indígena em MS com paralisia cerebral

A mãe acionou o Judiciário requerendo o benefício assistencial
Diego Alves -
aposentadoria inss
INSS. (Marcello Casal Jr., Agência Brasil)

A Justiça Federal confirmou decisão que obriga o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a conceder benefício assistencial à pessoa com deficiência a uma menor indígena, moradora de , diagnosticada com paralisia cerebral.

A decisão é da Nona Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Conforme o , foram preenchidos todos os requisitos para o recebimento do benefício, como perícia médica, estudo social e documentos que comprovam a enfermidade e as condições financeiras precárias, agravadas pelos gastos com a saúde da criança.

Todos previstos para a requisição do LOAS (Lei Orgânica da ), na qual o critério objetivo de renda familiar per capita é uma presunção relativa de miserabilidade e admite outros meios para comprovação.

Conforme a ação, a criança nasceu em 2019 e foi diagnosticada com paralisia cerebral. A mãe, como representante legal da menor, acionou o Judiciário requerendo o benefício assistencial.

A Justiça Estadual em determinou a concessão, porém, o INSS recorreu ao TRF3. A autarquia argumentou que a hipossuficiência não ficou comprovada. De acordo com a decisão, o desembargador federal Gilberto Jordan, relator do processo, destacou que o laudo apontou prejuízos físicos e mentais irreversíveis, incapacidade para a vida independente e necessidade de acompanhamento constante de terceiros.

Além disso, o estudo social constatou que a menina vive com os pais, em um espaço com duas cabanas em sapé, uma utilizada como cozinha e outra como dormitório. Os cômodos não possuem forro, nem piso. Para o magistrado, dados financeiros apresentados nos autos demonstraram a miserabilidade.

“Ressalta-se a existência de gastos que comprometem a suficiência da renda auferida com serviços, exames ou medicamentos não disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, comprovadamente necessários à preservação da sua saúde e sua vida, nos termos do inciso III do artigo 20-B da LOAS”, concluiu o relator.

A Nona Turma, por unanimidade, negou provimento ao recurso do INSS e manteve a concessão do benefício a partir do requerimento administrativo.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Edson Fachin

Fachin toma posse no cargo de presidente do STF

Jovem é encontrado morto com perfurações de tiros às margens de córrego em Dourados

despejo

Tetê Trad vai pagar R$ 200 mil a Patrola para não ser despejada de apartamento

prefeitura de campo grande

Prefeitura de Campo Grande diz que não foi intimada sobre novo pedido milionário da Santa Casa

Notícias mais lidas agora

Adriane Lopes revoga decreto sobre adicional aos professores temporários da Reme

STJ nega pedido da Prefeitura e mantém decisão que obriga aumento da tarifa técnica para R$ 7,79

Supercopa de Vôlei terá finais em Campo Grande com os melhores da temporada; conheça os times

Concurso da SES

Com 4,3 mil candidatos, UCDB será maior local de aplicação do Enem dos Concursos em MS

Últimas Notícias

Mundo

Hamas é o único que ainda precisa aceitar o acordo de paz em Gaza, diz Trump

Republicano afirmou que países árabes foram designados para lidar com grupo, e que, caso não funcione, Israel terá apoio dos EUA

Esportes

Com atleta a menos e gol no fim, Santana brilha e Serc/UCDB busca empate na Taça Brasil

Partida de estreia da equipe sul-mato-grossense na Taça Brasil Feminina ocorreu na tarde desta segunda-feira (29), em Cascavel-PR, contra o Celemaster-RS

Brasil

Michelle Bolsonaro aciona a Justiça contra Joice Hasselmann por vídeo que a chama de ‘amante’

Joice Hasselmann ja foi próxima a família Bolsonaro e após rompimento passou a falar da vida pessoal do casal

Cotidiano

Atendimento humanizado: Nova ‘Sala Lilás’ é inaugurada em Aparecida do Taboado

52° Sala Lilás de Mato Grosso do Sul amplia rede de enfrentamento à violência contra a mulher