Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em julho, Mato Grosso do Sul teve alta de 5,7% no volume de serviços

Em junho o setor de serviços havia registrado alta de 4,9%.
Lethycia Anjos -
Pessoas no Centro de Campo Grande. (Foto: Madu Livramento, Jornal Midiamax)

registrou alta de 5,7% no volume de serviços prestados na passagem de junho para julho de 2025, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta sexta-feira (12), pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em junho o setor havia registrado alta de 4,9%.

Na comparação com julho de 2024, sem ajuste sazonal, o volume de serviços no Estado apresentou alta de 15,9%. No acumulado do ano, houve crescimento de 4,8% diante do mesmo período do ano passado. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a retração passou de -3,0% em junho para -1,3% em julho, indicando leve melhora no desempenho do setor.

A pesquisa tem como objetivo produzir indicadores que acompanhem a evolução do setor de serviços empresariais não financeiros e seus principais segmentos.

Desempenho nacional

No cenário nacional, o volume de serviços teve variação positiva de 0,3% em julho, na comparação com junho, na série com ajuste sazonal. Assim, o setor se mantém 18,5% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e renova, neste mês, o ponto mais alto da série histórica

Na comparação com julho de 2024, o avanço foi de 2,8%, marcando a 16ª taxa positiva consecutiva. O acumulado no ano também ficou em 2,6%. O acumulado em 12 meses em julho de 2025 (2,9%) reduziu o ritmo de crescimento frente ao observado em junho de 2025 (3,0%).

Serviços crescem em 12 das 27 unidades da federação

O setor de serviços apresentou crescimento em 12 das 27 unidades da federação em julho de 2025, na comparação com o mês anterior. Conforme a pesquisa, esse desempenho do setor de serviços reflete o leve avanço nacional de 0,3% registrado pelo IBGE.

Entre os estados com maior impacto positivo, Mato Grosso do Sul se destaca com alta de 5,7%, ficando atrás apenas de Rondônia (10,9%) e à frente de São Paulo (1,7%), Paraná (1,7%) e Santa Catarina (0,9%). Em contrapartida, as maiores quedas ocorreram no (-1,8%), Minas Gerais (-0,7%) e Amazonas (-3,5%).

Na comparação com julho de 2024, o volume de serviços no Brasil avançou 2,8%. O crescimento foi acompanhado por 14 das 27 unidades da federação. Mato Grosso do Sul novamente aparece entre os destaques, com alta expressiva de 15,9%, atrás de Mato Grosso (6,2%), Paraná (4,9%) e São Paulo (6,0%). Do lado negativo, o Rio de Janeiro (-2,9%) liderou as perdas, seguido por Minas Gerais (-2,0%), Distrito Federal (-2,8%) e Bahia (-2,6%).

Acumulado do ano

De janeiro a julho de 2025, o volume de serviços no Brasil cresceu 2,6% em relação ao mesmo período de 2024, com expansão em 19 das 27 unidades da federação. Os maiores impactos positivos vieram de São Paulo (4,3%), Distrito Federal (6,3%), Santa Catarina (4,3%) e Rio de Janeiro (1,3%). Por outro lado, o (-7,1%) registrou a influência negativa mais significativa sobre o índice nacional.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acessibilidade cadeirante vagas

Prefeitura prorroga inscrições de novos membros do Conselho da Pessoa com Deficiência

Leões devoram funcionário na frente de turistas em safari na Tailândia

Drogas apreendidas durante fiscalização (Foto: Polícia Militar)

Dois são presos com mala ‘recheada’ de maconha em ônibus de Ladário

26 feminicídios em MS: plantões com pagamento de hora extra são reforçados na Deam

Notícias mais lidas agora

PM era sócio oculto de construtora e se reuniu com empreiteiro para fraudar licitações em Terenos

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

tempo

Enquanto 23 cidades sofrem com ar seco abaixo de 12%, sul de MS está em alerta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Pimenta

‘Rastro de areia’: prisões expõem corrupção intermunicipal em MS

Servidores experientes sentem falta de indícios supostamente ignorados na apuração para proteger 'peixes grandes' em esquema de corrupção intermunicipal

Polícia

Advogado é encontrado morto no quintal após se engasgar com carne de porco em Três Lagoas

Advogado havia deixado recentemente a penitenciária

MidiaMAIS

R$ 10 mil no Pix: influenciador oferece recompensa para quem souber onde está seu carro

Carro não é vendido no Brasil e seria o único do modelo no país

Política

Vereador alvo de operação participa de coletiva que anunciou medidas após prisão de prefeito

Glagau responde pela empresa Agpower Engenharia & Construções LTDA, que teve mais de R$ 338 mil em contratos com a gestão