Pular para o conteúdo
Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h
Vinicios Araujo -
Jonir foi uma figura de grande destaque na cena artística. Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul se despede neste final de semana de um dos seus artistas mais singulares. , 71 anos, cujas artes plásticas expressaram desde o orgulho do coração sul-mato-grossense à dor do solo pantaneiro chamuscado, deixa um legado de honra para a cultura que levou até o cenário internacional. Segundo uma sobrinha do artista, Jonir partiu ‘tranquilo’, faleceu dormindo, pleno.

O óbito aconteceu na madrugada deste sábado, 26 de julho. Figueiredo estava hospedado na casa de amigos em , onde participava da 3ª edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano, neste final de semana. Na manhã de hoje foi encontrado sem vida, deitado sobre a cama com a coberta acima do rosto.

Pessoas próximas do artista relatam que ele estava feliz por retornar à cidade, considerada capital do ecoturismo brasileiro. Jonir já morou por lá e fez muitos amigos. Segundo familiares, ele se preparava com entusiasmo para mudar ao novo ateliê, localizado nas proximidades da Praça das Araras, no bairro Amambaí, em .

Em entrevista exclusiva ao portal TeatrineTV, o dentista aposentado Elinelson José Limbert, de 66 anos, conta que havia deixado o amigo na noite de ontem na porta do evento. Jonir estava produzido, vestindo camisa de onça. Ele havia relatado que uma mulher, chamada Lia, o levaria de volta para casa.

Jonir na noite de abetura do Bonito CineSur. Foto: Tero Queiroz/TeatrineTV

Durante a madrugada, o dono da residência viu que o quarto estava fechado, reconhecendo que o amigo já havia chegado. Nesta manhã preparou mesa com pães, café, leite, mas não pôde servi-la àquele que chamou de irmão.

Segundo o portal, a casa onde Jonir passou sua última noite carrega histórias da arte. O terreno pertenceu ao professor e Paulo Roberto Rigotti, que faleceu em 2012. A residência hoje abriga uma escultura funcional, recentemente restaurada por Jonir. Trata-se de uma ducha artística criada por Rigotti. A casa é repleta de outras obras, e demonstra que a partida do artista se deu em meio a um ‘santuário cultural’.

Artista será velado em Campo Grande

Natural de Corumbá, Jonir firmou raízes na Capital de Mato Grosso do Sul, onde será sepultado. Familiares se mobilizam para encaminhar o translado do corpo do artista.

Velório está agendado para acontecer a partir das 10h deste domingo, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, com previsão de encerramento às 14h.

Relembre a carreira:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Jonir Figueiredo

‘Metamorfose pós-queimada’: Arte de Jonir mostrava beleza, mas denunciava exploração do Pantanal

Últimas Notícias

Polícia

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

Vítima está na área vermelha Santa Casa desde a madrugada deste sábado (26)

Cotidiano

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Natural de Corumbá, Jonir Figueiredo morreu neste sábado aos 73 anos

Polícia

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Polícia suspeita que o trio teria sido vítima de emboscada

Cotidiano

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Recursos do Plano Nacional Aldir Blanc são destinados à cultura dos estados e municípios