Pular para o conteúdo
Cotidiano

Inflação tem leve recuo em março, mas segue em alta em Campo Grande

Entre os grupos que impactaram no índice estão os preços do grupo Saúde e cuidados pessoais, como remédios
Liana Feitosa -
Altas no grupo Saúde e cuidados pessoais elevaram inflação em Campo Grande (Foto: Ilustrativa, Arquivo Midiamax)

O (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação, teve leve recuo em março de 2025 em , ficando em 0,42%. O número representa desaceleração em relação ao índice registrado na cidade no mês anterior, fevereiro (1,62%).

Apesar da ligeira queda, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados em Campo Grande apresentaram alta no mês, com alguns em desaceleração.

Os destaques ficam com os grupos de Vestuário, Artigos de residência e Transportes. No ano, o IPCA acumula alta de 2,08% e, nos últimos doze meses, o índice ficou em 5,76%, acima dos 5,06% dos 12 meses imediatamente anteriores.

Preços no grupo Alimentação e bebidas

Os preços no grupo Alimentação e bebidas desaceleraram de 0,96%, em fevereiro, para 0,26% em março, com a alimentação no domicílio registrando alta de 0,37%.

Também contribuíram para esse resultado as altas do tomate (32,72%), do ovo de galinha (17,65%) e do café moído (4,24%).

No lado das quedas destacam-se a batata-inglesa (-12,0%), a banana-nanica (-11,86%), o arroz (-5,64%) e as carnes (-1,81%). A alimentação fora do domicílio também registrou queda em março, de 0,09%.

Queda no grupo Habitação

Já a Habitação, que havia registrado alta de 4,76% em fevereiro, variou apenas 0,09% em março em Campo Grande.

A residencial, subitem de maior peso no grupo (5,16 p.p.), desacelerou dos 12,66% do mês anterior para 0,0% em março.

Saúde e cuidados pessoais apresentou alta

Já o grupo Saúde e Cuidados Pessoais manteve a alta de preços no mês de fevereiro (0,45%), registrando em março alta de 0,59%.

As maiores altas vieram dos subitens perfume (3,48%), hospitalização e cirurgia (3,14%) e o produto para pele (2,90%).

Transportes teve leve aumento

O grupo Transportes registrou aumento (0,54%), com impacto de 0,12 p.p. no índice devido ao pouco impacto dos itens cujo preço caiu.

Entre os aumentos, ganham destaque aqueles que causaram o maior impacto positivo: o conserto de automóvel (2,8% e 0,7 p.p.), a gasolina (0,6% e 0,04 p.p.) e o automóvel usado (0,72% e 0,02 p.p.).

Artigos de residência com variação alta

O grupo Artigos de residência teve variação mensal de 0,92% em março em Campo Grande. Os subitens com as maiores altas foram roupa de banho (2,53%) e móvel para sala (2,00%).

Porém, os maiores impactos vieram do móvel para quarto (1,22% e 0,01 p.p.) e refrigerador (1,42% e 0,01 p.p.).

Já o Vestuário, também teve variação positiva, mesmo que leve (0,06%), e foi puxada pelos preços dos itens Joias (2,84%), a lingerie (2,44%) e a calça comprida feminina (1,07%).

Educação

No grupo Educação, nenhum item apresentou queda em março na Capital de MS. A variação do grupo foi de 0,2%, sendo o 4º mês seguido de variações positivas.

No entanto, o índice de 0,2% simboliza uma diminuição de preços em relação ao aumento de 4,3% visto no mês passado.

Comunicação

Já no grupo Comunicação, a variação foi de 0,49%, mantendo o padrão de aumento iniciado em dezembro de 2024.

A variação foi influenciada diretamente pelo aumento de preços no subitem Plano de móvel (1,51%). Queda apenas em aparelho telefônico (-0,18%).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Últimas Notícias

Polícia

Após um ano, Justiça marca audiência de acusado por homicídio em quitinete

Alessandro Lopes Mizoguchi foi assassinado em quitinete no dia 1º de julho do ano passado

Polícia

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

A vítima estava pilotando uma motocicleta quando atingiu a lateral de outro veículo

Cotidiano

Domingo amanhece gelado, mas temperaturas devem subir durante o dia em Mato Grosso do Sul  

Em Campo Grande, são previstas mínimas entre 17-19°C e máximas entre 28-30°C

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local