Pular para o conteúdo
Cotidiano

INSS inicia notificações sobre descontos associativos nesta terça-feira; saiba como verificar

Notificações serão enviadas exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS, não havendo contato por ligação telefônica nem por SMS
Osvaldo Sato -
Notificação será feita apenas pelo aplicativo Meu INSS (Foto: Joedson Alves, Agência Brasil)

A partir desta terça-feira (13), o (Instituto Nacional do Seguro Social) dará início à notificação de aproximadamente 9 milhões de aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos não autorizados em seus benefícios. A medida abrangerá descontos realizados nos últimos cinco anos, com início em março de 2020.

O INSS enfatiza que as serão enviadas exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS, não havendo contato telefônico ou por SMS. Em caso de dúvidas, os beneficiários podem ligar para a central de atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Para verificar a notificação, o beneficiário deve acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, utilizando o mesmo login do GOV.BR. Ao acessar o sistema, uma mensagem informará sobre a identificação de um desconto realizado por determinada associação e o valor descontado.

Como proceder ao receber a notificação?

A partir de quarta-feira (14), ao receber a notificação, o beneficiário deverá indicar se reconhece a associação e autorizou o desconto, ou se desconhece o vínculo e não concorda com a cobrança.

Não será necessário apresentar documentos neste primeiro momento. Caberá às entidades comprovarem a legalidade dos descontos questionados. De acordo com o INSS, a instituição terá um prazo de 15 dias úteis para apresentar a documentação que comprove a filiação e a autorização do desconto pelo beneficiário.

Caso a comprovação não seja apresentada, o INSS encaminhará o caso à AGU (Advocacia-Geral da União) para as medidas legais cabíveis.

Somente após a conclusão desse processo de averiguação, o INSS conhecerá o número preciso de aposentados e pensionistas que foram efetivamente lesados e o montante total descontado indevidamente.

Entenda o caso dos descontos associativos

A Lei dos Benefícios da , em vigor desde 1991, permite que se desconte mensalidades associativas diretamente da folha de pagamento dos benefícios do INSS. O INSS e as entidades firmam ACTs (Acordos de Cooperação Técnica), por meio dos quais o Instituto operacionaliza essa sistemática e posteriormente repassa o valor descontado às entidades.

Indícios de irregularidades nesse sistema levaram a PF (Polícia Federal) e a CGU (Controladoria-Geral da União) a deflagrarem, em 23 de abril, a Operação Sem Desconto, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre um esquema nacional de descontos não autorizados.

Relatórios divulgados pela CGU indicam que o caso já estava sob apuração administrativa desde o primeiro semestre de 2024.

A Operação Sem Desconto resultou no afastamento de importantes figuras, incluindo o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e outros dirigentes da autarquia. Poucos dias depois, Carlos Lupi deixou o comando do Ministério da Previdência Social, ao qual o INSS é subordinado.

Em resposta à operação, o INSS suspendeu os acordos com todas as associações, sindicatos e entidades, interrompendo os descontos automáticos de milhões de beneficiários. A AGU também criou um grupo especial para buscar o ressarcimento dos beneficiários prejudicados e propor medidas para prevenir futuras fraudes.

Orientações para os beneficiários

  • Fique atento ao aplicativo Meu INSS: As notificações serão enviadas exclusivamente por este canal.
  • Não forneça dados por telefone ou SMS: O INSS não fará contato por esses meios para tratar deste assunto.
  • Em caso de dúvidas, ligue para o 135: A central de atendimento está disponível para auxiliar os beneficiários.
  • Mantenha seus dados de contato atualizados no Meu INSS: Isso facilitará o recebimento de notificações e a recuperação de senha, se necessário.
  • Consulte sempre os canais oficiais do INSS: Para obter informações seguras e atualizadas, acesse o site (gov.br/inss) e as redes sociais verificadas do Instituto.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
casa da mulher brasileira

Grupo técnico criado após feminicídio de Vanessa já instaurou 3 mil inquéritos em Campo Grande

Fórum de Suinocultura acontece nesta terça-feira na EXPOGRO 2025

ônibus

‘Uma porquice’: Campo-grandenses reagem à falta de limpeza constante dos ônibus do Consórcio

coletor de lixo solurb

É errado? Atitude de coletor de lixo deixa morador constrangido e Solurb se manifesta

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

ônibus

‘Uma porquice’: Campo-grandenses reagem à falta de limpeza constante dos ônibus do Consórcio

Sofisticação: Especialistas em furtos de apartamentos de luxo viajavam a cada 10 dias para cometer crimes

Últimas Notícias

Cotidiano

Estudantes do Pantanal voltam às aulas após meses sem transporte escolar

Além de impedir o acesso às escolas rurais, a precariedade da estrada no Pantanal do Nabileque também dificultava o tráfego de caminhões

Transparência

Com anúncio de voos comerciais, aeroporto de Dourados aguarda homologação da Anac

Prefeitura conclui etapas e nova vistoria e espera liberação

Famosos

Lucas Rangel e Lucas Bley anunciam gestação do primeiro filho: ‘Alegria’

Juntos há quatro anos, Lucas Rangel e Lucas Bley pegaram os fãs de surpresa ao anunciarem a gestação do primeiro filho; confira

Transparência

MPF arquiva investigação criminal sobre ação da PM em protesto indígena em Dourados

Contudo, ainda segue em curso apuração cível sobre possíveis violações de direitos fundamentais das comunidades indígenas