Pular para o conteúdo
Cotidiano

Infestação do Aedes aegypti apresenta risco médio em 21 cidades de MS

Com maior volume de chuva neste ano, balanço indica aumento de risco quando comparado ao mesmo período de 2024
Karina Campos -
Cuidados devem ser mantidos para evitar proliferação do Aedes aegypti. (Foto: Divulgação)

O terceiro ciclo d LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), divulgado pela SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de ), indica que 21 cidades estão classificadas em médio risco para a infestação do Aedes aegypti.

O monitoramento considera os dados de 3 a 15 de agosto de 2025, aplicado em cidades com menos de 2 mil imóveis. Contudo, de 68 cidades, apenas uma está em alto risco de infestação do mosquito vetor da , febre amarela, febre zica e chikungunya.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Por outro lado, o levantamento aponta o aumento sazonal na infestação comparado ao mesmo período de 2024. No ano anterior, apontava apenas três municípios com risco médio e nenhum em alto risco. Logo, o período chuvoso de 2025 caracteriza a elevação no período.

Ao comparar os ciclos de monitoramento dos municípios entre os anos de 2024 e 2025, observa-se uma variação significativa nos níveis de risco médio e alto. Em janeiro de 2024, havia 43 municípios com risco médio e 4 com risco alto, enquanto em janeiro de 2025 esses números caíram para 28 com risco médio, mas subiram para 6 com risco alto.

Alto risco

A cidade de , com pouco mais de 12 mil habitantes, está em alto risco de infestação do mosquito. O IIP (Índice de Infestação Predial), dado que reflete o percentual de imóveis com presença de larvas de Aedes aegypti, é de 5,2.

Segundo a SES, o levantamento revela uma dinâmica instável, com avanços em períodos específicos levando-se em conta as condições climáticas como calor e chuva, e retrocessos em outros, o que exige vigilância constante para as estratégias de prevenção e controle.

“O LIRAa nos dá uma fotografia clara do cenário em cada município. Com isso, conseguimos mobilizar as equipes locais, intensificar os mutirões, orientar os gestores e garantir que as ações de controle sejam mais efetivas. É um trabalho conjunto entre Estado e municípios”, descreve o coordenador estadual de controle de vetores, Mauro Lúcio Rosário.

Em julho, 30 cidades receberam picapes para as ações de prevenção e controle.

Redução de mortes

Mato Grosso do Sul está há nove semanas sem registro de novas mortes por dengue. Conforme boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), na última quarta-feira (27), o último óbito pela doença foi registrado em , no dia 22 de junho.

Levantamento referente à semana 34 de monitoramento — que considera dados registrados até o dia 23 de agosto — indica que, desde o início de 2025, o Estado soma 7.928 casos de dengue, outros 13.446 em investigação, além de 17 óbitos pela doença e outras 7 mortes ainda não confirmadas.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

Sancionada lei para criar mais 160 cargos efetivos no TJMS

transita

Lista: Agetran divulga relação de condutores que cometeram infrações em agosto; confira

Deputados de MS votam projeto para gratificação de 10% a magistrados em comarcas de difícil provimento

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Presídios do Rio terão equipamentos para bloquear sinal de celular

Últimas Notícias

Cotidiano

Correios suspendem pagamentos com cartões em agências de MS; entenda

As postagens pelo site e aplicativo dos Correios também estão indisponíveis

Polícia

Homem é encontrado morto no aterro sanitário de Caarapó

Espingarda estava ao lado do corpo da vítima

Cotidiano

Vai assistir ao Desfile da Independência? Programação terá mais de duas horas em Campo Grande

Interdições no trânsito começam na tarde de sábado

Polícia

‘Coração gigante’, diz filho de servidor da Câmara morto em acidente em Campo Grande

Motorista que atingiu Wagner foi ouvido na delegacia