Incêndio queima vegetação de um sítio na Rua Cândido de Castro Rondon, Bairro Terra Morena, e espalha fumaça pela via desde por volta de 11h30 desta sexta-feira (12). Moradores da região temem que as chamas se alastrem até chegar à rede elétrica.
Uma moradora da região voltava do trabalho quando surpreendeu-se com a fumaça, que praticamente impossibilita a visão da rua. “Uma imensa cortina de fumaça com fogo, ainda há muita fuligem também”.
Segundo ela, vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros, e os oficiais começaram a combater o incêndio às 12h40. Ainda conforme informado à reportagem, as chamas se aproximam do quintal de uma residência. Além disso, a o vento espalhou fuligem pelas casas próximas ao incêndio.
Vídeo enviado à reportagem mostra que o fogo já atingiu fios de telefonia. “Agora começou a queimar os fios, está derretendo e daqui a pouco pode até dar problema na energia”, afirma a pessoa que realizou a gravação. No entanto, não há relatos de falta de internet ou luz no local.
Baixa umidade
A baixa umidade do ar intensifica o risco de incêndios como este. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso vermelho, que indica grau de severidade de grande perigo à saúde e risco de incêndios florestais, válido das 14h às 17h30. Nesse período, os sul-mato-grossenses também estão suscetíveis a ter dores de cabeça e doenças pulmonares.
Fazem parte deste aviso: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
Além disso, o tempo seco e quente coloca Mato Grosso do Sul no topo entre as regiões com menor umidade do ar e maior temperatura registradas nas últimas 24h. O índice alcançou 10% e o calor, 41,2°C, na quinta-feira (11), conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O Estado só perde para São Paulo e Minas Gerais, que marcaram umidade em 7%.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.