Incêndio de grandes proporções se alastrou pelo matagal de um terreno localizado na Rua do Seminário, no Bairro Vila Leda, em Campo Grande, na manhã deste sábado (23). Segundo relatos de testemunhas, a fumaça se espalha pela região, chegando a atingir até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, a 2,2 quilômetros do foco do incêndio.
Conforme apurado pela reportagem, a fumaça se espalhou pelas avenidas Heráclito Diniz de Figueiredo e Ernesto Geisel, além de atingir bairros da região, incluindo o Otávio Pécora e o Monte Castelo. O trânsito demanda atenção redobrada de motoristas, por conta da visibilidade afetada pela fumaça.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
De acordo com o enfermeiro Everton de Souza, o terreno pertence a uma construtora, e estava sujo. “Moro aqui perto e digo: eles não limpam nunca. Todo ano pega fogo. Duas vezes por ano no mínimo. Aí ninguém aguenta o transtorno. A fumaça tá chegando na UPA do Coronel Antonino. Sou enfermeiro e sempre que pega fogo aqui, a fumaça chega lá”.
Além disso, Everton alerta que as unidades de saúde têm recebido muitos casos de doenças respiratórias, agravadas pelos incêndios. “Afeta bastante crianças e idosos. Uma criança que pegar uma fumaça dessas e tiver bronquite, vai parar na Upa com certeza”.
Morador do bairro, Ramão Oliveira, comentou que o fogo possivelmente foi causado de maneira intencional, e reforçou que as pessoas precisam ter mais consciência, pois as queimadas em tempo seco prejudicam a todos. “Cara tem de ter consciência. É gente aqui por perto que faz isso. Pessoal joga lixo e depois coloca fogo para limpar”.
O corpo de bombeiros está no local, e trabalha na contenção das chamas com uso de bomba costal, água, sopradores e abafadores.






Combate aos incêndios
Como medida de combate a incêndios florestais e em áreas de vegetação, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul passou a utilizar, a partir desta sexta-feira (22), aeronaves modelo Air Tractor para lançar água sobre focos de grandes proporções em diferentes regiões de Campo Grande.
A medida é pioneira em Mato Grosso do Sul e, até então, só havia sido adotada no Brasil apenas pelo Distrito Federal. O objetivo é tornar o combate às chamas mais ágil e eficiente, reduzindo os impactos do fogo, principalmente, em áreas de preservação.
Queimada é crime!
É importante ressaltar que o artigo 18-A, § 1º, da Lei 2909, “veda a prática de queimada nos terrenos baldios e quintais, sendo obrigação do proprietário tomar as medidas necessárias para evitá-la, sendo responsável nos casos de sua ocorrência”.
A multa neste caso varia entre R$ 3.091,50 e R$ 12.366,00, conforme a área afetada. Quando se tratar de ocorrência relacionada ao ato de provocar a queima de resíduos, a orientação é de que seja efetuada a denúncia imediatamente aos órgãos de segurança pública, para que seja efetuado o flagrante, pois, assim, será possível a correta identificação do autor da queimada.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.