Um incêndio de grandes proporções atinge a APA (Área de Proteção Ambiental) Baía Negra, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, em Ladário, distante aproximadamente 428 quilômetros de Campo Grande. Conforme informações repassadas pela Ecoa (Ecologia e Ação), as chamas tiveram início no último sábado (11), e já consumiram quase 2 mil hectares.
Até o momento, atuam no combate Às chamas 13 brigadistas do Prevfogo, 8 brigadistas da brigada Pronto Emprego Pantanal e 5 da Taunay Ipegue. Além disso, a força tarefa também conta com a líder da brigada comunitária da APA, a brigadista voluntaria Virgínia, um caminhão ABTF, 3 viaturas, helicóptero e apoio do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil.
O Corpo de Bombeiros segue dando suporte ao entorno do assentamento 72, local onde provavelmente iniciou o incêndio. Conforme o Diretor de Programas e Projetos da ECOA, André Luiz, os esforços são, principalmente, para evitar que o fogo chegue até as áreas de regeneração da APA.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Segundo André, a APA Baía Negra é uma importante área de preservação e unidade sustentável do Pantanal, e a única a sair ilesa das queimadas registradas no ano de 2024. A região foi decretada como área de preservação ambiental em 2010, após sofrer vários anos com atividades de extração de saibro.
Atualmente, é desenvolvido na APA diversos trabalhos de regeneração e restauração de espécies nativas afetadas pela exploração mineral, com apoio da Funbio (Fundo Nacional de Biodiversidade) em parceria com as comunidades locais. O local é considerado importante por sua rica biodiversidade.
“Por isso os esforços também olham para a proteção dessas áreas sensíveis, porque houve investimento público, todo o trabalho feito com as comunidades, com outras instituições, é importante que essas áreas em regeneração também sejam protegidas, então isso também é um ponto especial em relação ao fogo que atinge essa unidade de conservação”, ressalta André.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.