Área de vegetação no Bairro Jardim Presidente foi atingida por um incêndio de grandes proporções no início da tarde desta sexta-feira (18). A fumaça tomou conta da região e pôde ser vista a quilômetros de distância. Conforme estimativa do Corpo de Bombeiros, cerca de 15 hectares foram consumidos pelas chamas.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por Roberto da Silva Caldeira, de 44 anos, que passava pelo local por volta das 13h. As ruas mais atingidas foram a Joanesburgo, Adis Adeba e o final da Eráclito Figueiredo. Duas viaturas e 7 militares dos bombeiros atuaram na contenção das chamas. O fogo chegou a se aproximar de residências e atingir a rede de fiação elétrica.
Além disso, foi possível ver as chamas em diversos pontos da região, inclusive a quilômetros de distância, nos altos da Avenida Afonso Pena, conforme relatos que chegaram até o Jornal Midiamax.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A designer de sobrancelhas Claudinéia Silva relatou à reportagem que as ocorrências de incêndios em área de vegetação na região são frequentes. Conforme a mulher, sua mãe mora na frente da área que pegou fogo.
“Minha mãe sempre está com problemas respiratórios por conta das fumaças ali. Isso acontece todos os anos e ninguém toma providências. As crianças e os idosos sempre passam mal com esse fogaréu, várias vezes ao ano. Quando minha mãe começa a melhorar, acontece novamente”, reclama Claudinéia.
O morador Vanderlei Barbosa Siqueira, de 51 anos, também se deparou com as chamas quando estava voltando do trabalho. Inicialmente, ele suspeitou que o fogo vinha de uma área de vegetação ao lado de sua residência. “Cheguei em casa e constatei a suspeita”, lamentou.
Foram utilizados caminhões-pipa, abafadores e sopradores para controlar as chamas. Equipes do Corpo de Bombeiros seguem no local para controlar focos ainda existentes e realizar o rescaldo do incêndio.
Área atingida estava tomada por lixo
Conforme o sargento Almeida, do Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre o que causou o acidente, mas o local estava repleto de lixo, o que pode ter contribuído para a intensidade das chamas, que se espalharam rapidamente.
“O incêndio foi controlado, mas, devido a bastante quantidade de troncos de árvores, vai continuar a fumaça. Porém, não há risco de as chamas se propagarem”, conclui o sargento.
Baixa umidade do ar
Campo Grande passa por um período seco e com baixa umidade relativa do ar. Sem previsão de chuvas para os próximos dias, o Corpo de Bombeiros alerta para os transtornos, principalmente em relação à saúde, causados pelas queimadas. “Agora a gente começa esse período crítico, a umidade começa a ficar bem baixo [do recomendado], a gente tem diminuição de chuva. Então a gente pede para a população não atear fogo em terreno baldio“, finaliza o sargento.



💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***