Muitos aposentados e pensionistas tiveram descontos de suas aposentadorias de maneira indevida e, agora, têm direito ao ressarcimento. O INSS dá a opção de contestar os descontos no aplicativo, mas ao invés de facilitar, complicou a vida de muito idoso.
Todo mundo que convive minimamente com algum idoso, sabe que mexer em aplicativos não é o forte deles, mesmo naqueles que parecem intuitivos. Às vezes lembrar da própria senha é um desafio para quem não é habituado à rotina de resolver tudo na palma da mão.
Na questão do INSS, milhares de aposentados e pensionistas tiveram descontos indevidos e, para receber o dinheiro de volta, precisam pedir a devolução no aplicativo. O órgão afirma que também é possível contestar o desconto no site meu.inss.gov.br ou pelo número 135.
Vai e vem em vão
Na prática, a grande maioria dos idosos precisa pedir ajuda para resolver a situação. Quando há disponibilidade, filhos ou netos, resolvem essas situações, mas nem sempre funciona assim. Em muitos casos, idosos ficam vulneráveis aos golpistas.
Quando ninguém confiável está disponível para ajudar, idosos podem pedir ajuda para um desconhecido e contar com a boa-fé, ou tentar resolver a moda antiga: indo presencialmente ao INSS.

E isso é o que muitos fazem. Se deslocam de casa até o centro da cidade, gastam com transporte, para chegar lá e dar ‘com a cara na porta’. Porque há anos, as agências do INSS só atendem por agendamento.
O próprio INSS afirma que nada é feito presencialmente, apenas no aplicativo, site ou telefone. E recomenda buscar “pessoas de confiança”.
Cara na porta
Nesta quinta-feira (15), o Jornal Midiamax encontrou um casal de idosos exatamente nessa situação. Eles notaram os descontos na aposentadoria, viram sobre a situação no jornal e ligaram no INSS para tentar resolver.
No telefone, foram informados que realmente tiveram descontos indevidos e têm direito ao ressarcimento. Porém, orientaram a contestar o débito no aplicativo, ou seja, não resolveu nada por telefone. Acontece que o casal de idosos não tem filhos e netos próximos e têm muita dificuldade com aplicativos.
Ela tem problemas de visão e os filhos moram longe. Para tentar resolver, eles pagaram um carro para ir até a agência do INSS, mas ‘deram com a cara na porta’.
A orientação foi a mesma, resolver pelo aplicativo. De novo, problema não resolvido, gasto de dinheiro e situação de desamparo. Para voltar para casa, no Jardim Itamaracá, nossa equipe os ajudou para pedir um carro por aplicativo.

Dificuldades com o aplicativo
Muitos desses segurados aposentados e pensionistas passam por dificuldades no aplicativo do INSS, na tentativa de localizar as informações sobre os descontos. “A dificuldade maior é de entrar no aplicativo”, ressalta a advogada previdenciária Juliana Penteado.
Ainda conforme a advogada, o ideal é que esses idosos procurem ajuda com pessoas de confiança, como filhos e netos. “No escritório temos clientes para quem já fazemos isso, caso nos procurem”, pontuou.
A advogada também lembra que a solução não é buscar uma agência presencialmente, já que eles não atendem esse tipo de demanda. “O correto é seguir as orientações do Governo Federal, do presidente do INSS, acessando o aplicativo através do login e da senha”, indicou Juliana.
Por fim, a advogada lembra que a busca por agências para acessar o aplicativo só deve ocorrer quando é necessária uma senha temporária. Em outros casos, os servidores das agências não resolvem esse tipo de situação.
Alerta de golpes
O próprio INSS alerta para o risco de golpes e lembra que não faz ligações nem envia SMS, e-mail, mensagem de Whatsapp, ou faz nenhum outro tipo de contato além dos oficiais para informar sobre o reembolso.
O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS.
Além disso, alerta para nunca clicar em links suspeitos e nunca forneça dados pessoais se receber alguma ligação. Em caso de dúvidas, ligar na central de teleatendimento 135.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.