O HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), gerido pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), inicia no dia 5 de junho os atendimentos do Ambulatório de Fibromialgia. As consultas serão feitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde)
Segundo a instituição, os pacientes com fibromialgia vão receber atendimento clínico especializado, com médico reumatologista, além de acompanhamento multiprofissional, voltado à saúde mental e ao estímulo à prática de exercícios físicos.
Embora os atendimentos já existissem dentro dos ambulatórios de reumatologia, o diferencial agora é a criação de um turno específico dedicado exclusivamente aos pacientes com fibromialgia.
“É de extrema importância que o diagnóstico e tratamento sejam realizados por um especialista na doença, que é o reumatologista. Assim, seguindo protocolos e diretrizes terapêuticas, as chances de sucesso no tratamento da patologia aumentam”, explica a reumatologista Elisa Cabral.
Ainda de acordo com a Ebserh, a oferta de vagas na especialidade de Reumatologia permanece inalterada, mantendo a agenda voltada para a reumatologia geral, devido à necessidade de acolher outras patologias, como as doenças autoimunes.
Entretanto, a médica realizará a triagem para seguimento específico de pacientes com fibromialgia e estes serão encaminhados internamente para especialidades como psiquiatria, fisioterapia e atendimento com educador físico.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.