O município de Amambai, distante 406 quilômetros ao sul de Campo Grande, enfrenta as consequências de uma forte tempestade que atingiu a região. Com um acumulado de 46 mm de chuva desde a madrugada de segunda-feira (22), o município registrou queda de energia elétrica, afetando residências, comércios e até mesmo o principal centro de saúde da cidade.
O Hospital Regional de Amambai está operando com o auxílio de geradores de energia desde que a rede elétrica foi interrompida. O diretor da unidade, Paulo Catto, tranquilizou a população, afirmando que a operação não foi comprometida.
“Nosso motor gerador é a diesel. Então, na pior das hipóteses, enquanto for abastecendo, ele vai tocando”, explicou Catto. Segundo ele, apesar dos transtornos, a unidade está “tudo bem, graças a Deus, tranquilo”.
A instabilidade do tempo havia sido prenunciada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que emitiu aviso de “Perigo” de tempestade para a região. O alerta, ainda válido até terça-feira (23), prevê chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h, ventos de até 100 km/h e até mesmo queda de granizo, com riscos de corte de energia, alagamentos e danos a plantações.
Retomada gradual da energia
Segundo o capitão Thiago Manchester, do Corpo de Bombeiros, cerca de 80% da cidade teve queda de energia. A boa notícia para a cidade é que a distribuição de energia começou a ser retomada.
O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, confirmou que a rede voltou a operar em “meia-fase” no município. A medida indica um processo de reestabelecimento gradual, enquanto as equipes trabalham para normalizar completamente a situação.
Enquanto a cidade se recupera dos estragos, a previsão do tempo para Amambai ainda é de instabilidade. O Inmet aponta que a terça-feira (23) ainda terá “muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas”. Além disso, um aviso de “Declínio de Temperatura” está em vigor, com a temperatura podendo cair mais de 5ºC em relação ao dia anterior. Às 13h desta segunda-feira, a cidade registrava 19ºC.