Durante todo o mês de outubro, mulheres de Mato Grosso do Sul poderão realizar mamografias gratuitas no HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão), em Campo Grande. A unidade irá distribuir 80 senhas por dia, de segunda a sexta-feira, para mulheres entre 40 e 65 anos.
Além disso, um novo tomógrafo com tecnologia 3D passará a equipar o HCAA. “Comparado ao mamógrafo anterior, ele tem cortes mais específicos e com isso consegue diagnosticar nódulos bem pequenos, favorecendo o tratamento e a cura”, explica a oncologista Gabriela Favara.
Em dez anos, o Hospital do Câncer da Capital já realizou 14.000 mamografias. O exame precoce é a forma mais efetiva de prevenir o câncer de mama, que é a doença que mais acomete mulheres no país. “Se é diagnosticado no início, a chance é de 95% de cura”, diz Gabriela Favara. Mesmo assim, segundo o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é de 910 novos casos até 2025 só em Mato Grosso do Sul.

As mamografias gratuitas começam nesta quinta-feira (2), a partir das 6h. “Como vão ser dois mamógrafos, então, não vai ter muita fila. Elas podem vir tanto de manhã, quanto à tarde”, explica a presidente do HCAA, Sueli Lopes Telles. No total, serão 1.760 exames de mama gratuitos até o dia 31 de outubro.
Detecção precoce
A autônoma Laudiceia Melgarejo é exemplo vivo da importância do diagnóstico rápido do câncer de mama. Ela descobriu nódulos na axila durante uma depilação em 2021. “Eu fiquei bem impressionada com aqueles carocinhos doloridos, então toquei a minha mama e observei também um caroço”.
Com histórico da doença na família, Laudiceia procurou um médico no mesmo dia e descobriu que o câncer, após começar na mama, já tinha se espalhado. “A gente fala muito em autoexame na mama, mas também precisa examinar outros pontos, como axila e pescoço”, alerta a paciente.
Depois, ela precisou retirar parte da mama e fazer quimio e radioterapia. Hoje, o acompanhamento do processo de remissão do câncer é semestral. “Preciso fazer todos os exames para dizer que ano que vem eu devo ter alta”, comemora. No entanto, ela ressalta que a vida nunca volta ao ‘normal’. “Cada exame é uma tensão, com medo, a gente nunca mais vai ter o que era antes”.
Durante o evento de lançamento da campanha Outubro Rosa no HCAA, a prefeita Adriane Lopes compartilhou uma situação pessoal para incentivar a detecção precoce de nódulo, que podem ser cancerígenos.
“Há dois meses, eu fiz um exame, encontrei um nódulo e passei por esse momento de incerteza. Mas era um exame de rotina, tudo estava acontecendo naturalmente, e eu fiquei um mês falando com Deus, qual seria o propósito daquele nodulozinho. Fiz o diagnóstico e deu negativo, mas passei por esse momento difícil”.
Perucas e cirurgias
Além disso, a prefeita Adriane Lopes também anunciou uma nova parceria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) com o HCAA. “Serão 50 reconstruções para mulheres que já fizeram o tratamento, que já tiveram a remissão, iniciando neste mês de outubro”, afirmou a mandatária.
Já a ONG (Organização não Governamental) Fios de Luz, Belo Horizonte (MG) doou 300 perucas para o HCAA. “Recentemente, nós recebemos uma grande doação de cabelos da Receita Federal de Ponta Porã e nos propomos em fazer uma doação de mil perucas para todos os hospitais de câncer do Mato Grosso do Sul”, explica Edmilson Marques de Oliveira, presidente da ONG.

Serviço
Mamografias gratuitas no Hospital de Câncer Alfredo Abrão.
- Distribuição de senhas: a partir das 6h da manhã, por ordem de chegada
- Local: Ambulatório HCAA – Rua Marechal Rondon, 1053
- Exame realizado no mesmo dia
- Documentos necessários: RG, CPF e Cartão SUS
- Entrega dos resultados: em até 15 dias
- Preparo: não é necessário preparo
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.