Pular para o conteúdo
Cotidiano

Há quase 2 anos na fila em MS, ‘Manga’ queria ter compatibilidade de Faustão para transplantes

SUS afirma que a fila de transplantes é única e que segue critérios rigorosos. O mais importante é a compatibilidade imunológica.
Osvaldo Sato -
transplantes
Sidney Araújo, como por "Manga" (Foto: Arquivo pessoal)

Há quase dois anos, o editor de vídeo Sidney Araújo, conhecido por “Manga”, vive a rotina da hemodiálise, um tratamento que o mantém vivo enquanto aguarda um de rim. Em , como em todo o Brasil, a espera por um órgão é longa e angustiante. A realidade de Manga, que precisou se afastar do trabalho, é um contraste com a visibilidade de casos como o do apresentador Fausto Silva.

Ele compartilhou sua jornada e questiona a isonomia do sistema de transplantes no país. “Eu sou renal crônico há um ano e nove meses e faço hemodiálise três vezes por semana”, detalha Sidney, de 45 anos.

Sua luta para entrar na fila de transplante foi um desafio à parte. Ele precisou travar uma batalha para conseguir marcar o procedimento. Após um ano e meio de insistência, a responsabilidade pela marcação foi transferida para as clínicas de hemodiálise. Em abril, ele foi finalmente chamado para a consulta e passou por uma bateria de exames — de coração, raio-x, ultrassom, exames de sangue específicos e mapeamento genético.

“Agora estou esperando ser listado”, diz ele, que entregou todos os resultados há poucas semanas e que agora enfrenta a espera por um órgão compatível. “É algo muito difícil. Tem gente na fila há mais de 10, 15 anos e não acha uma pessoa compatível”, comenta, citando o caso de um amigo que esperou oito anos por um rim e, felizmente, está bem um ano após o transplante.

A compatibilidade de Faustão

A fila de espera no Brasil, que conta com mais de 43 mil pessoas aguardando um rim, é um cenário de esperança e incerteza. Notícias como a de Fausto Silva, que recebeu um coração em 12 dias e, mais recentemente, um rim e um fígado, geram questionamentos em quem está na fila há anos.

“Vejo notícias como a do Faustão e me pergunto se realmente há isonomia. Não que ele não tenha direito à vida, mas ele com 12 dias na fila já conseguiu um coração. Agora, um ano depois, ele retransplantou o rim, conseguiu outro rapidamente e ainda fez transplante de fígado”, reflete Manga.

O apresentador de 75 anos foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em , e passou por um transplante de fígado e um retransplante de rim.

Como funciona a fila de transplante

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT), gerenciado pelo Ministério da Saúde, afirma que a fila é única e segue critérios técnicos rigorosos. A ordem de transplante é determinada por: Tipo sanguíneo; Compatibilidade de peso e altura; compatibilidade genética; e Estado de gravidade do paciente.

Casos de extrema gravidade com risco de morte, como a impossibilidade de diálise para pacientes renais ou insuficiência aguda grave do fígado, podem dar prioridade ao paciente. No caso do transplante de rim, o critério mais importante é a compatibilidade imunológica.

A lei brasileira proíbe ainda a venda e a compra de órgãos, e a posição do paciente na fila não pode ser alterada com dinheiro. A doação é um ato de solidariedade, e a decisão final cabe à família do doador. “Estou na fila de transplante precisando para poder voltar a viver, a trabalhar e a manter minha família”, afirma Manga.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, que financia cerca de 86% dos transplantes de órgãos no país. “Apesar do grande volume de procedimentos de transplantes realizados, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão é um desafio a ser enfrentado”, diz publicação oficial.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Clube de Leitura da ASL homenageia Dalton Trevisan no encontro de agosto

Após não ser localizada, MPMS apresenta desistência da oitiva da mãe do ‘coach’ que matou o próprio pai

Sesau realiza campanha de vacinação no Pátio Central neste sábado

missão comitiva

Mirando investidores, comitiva de MS apresenta oportunidades do Estado na Expo Osaka no Japão

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra quer tirar juiz que decretou sua prisão da ação sobre esquema de corrupção

Ex ofereceu carro como forma de pagamento para adolescente matar Vanessa e Sophie em Campo Grande

transplantes

Há quase 2 anos na fila em MS, ‘Manga’ queria ter compatibilidade de Faustão para transplantes

“Basta de homofobia!”: vereador cobra investigação de caso envolvendo jovem espancado em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Motta promete projeto ‘efetivo’ para proteger crianças nas redes

A ideia é que o projeto tenha medidas efetivas para garantir a segurança de crianças

Política

Pollon diz receber apoio de pessoas com espectro autista após ataques

Após divulgação em vídeos em que o parlamentar comenta sua condição como autista

Polícia

Corpo em estado avançado de decomposição é encontrado nas águas do rio Quiterói em Anaurilândia

O corpo de Marciliano foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Bataguassu

Polícia

Com helicóptero, Polícia Militar faz operação em bairros de Campo Grande

Há dois meses, equipes do 10º BPM já vem realizando operações