Setembro começa com chuva em Mato Grosso do Sul, por influência da aproximação de uma frente fria. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso de perigo e perigo potencial de tempestade em 73 cidades. Nesta segunda-feira (1°), a previsão é de chuva de 100 milímetros, acompanhando ventos de 100 km/h e granizo.
O aviso amarelo, vigente das 10h desta segunda até 10h de terça-feira (20), prevê chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. São 73 cidades em alerta, com exceção da região do extremo norte do Estado.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Com grau de severidade de perigo, a região pantaneira, sudoeste e sul do Estado podem registrar risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Nas próximas 24h, estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros ao dia, com ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
Estão nesse aviso: Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

Queda de temperatura?
A chuva deve amenizar o impacto da baixa umidade do ar registrada nos últimos dias, entretanto, não deve afetar na queda de temperatura. De acordo com a previsão do Inmet, a máxima oscila entre 32 e 38°C no Estado, com destaque para calor intenso na região pantaneira. Além disso, o tempo chuvoso persiste até a terça-feira (2), com altas temperaturas no período da tarde.
Contudo, sete cidades registram umidade do ar de alerta, como Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paranaíba e Selvíria. O índice varia de 20 a 30%, com risco de incêndios florestais e à saúde nesta manhã.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.