A Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) vai prestar apoio a OSCs (Organizações da Sociedade Civil) para ampliar o acesso a novos parceiros e fortalecer o Terceiro Setor. Durante o 7º Fórum Estadual do tema, nesta sexta-feira (19), o governador Eduardo Riedel afirmou que o Estado tem deve ajudar, inclusive financeiramente, estas entidades.
“A maneira que o Estado tem de ajudar é disponibilizar recurso para as entidades que tenham alinhamento com aquilo que a comunidade precisa, e que o Estado tem por obrigação de realizar”, afirma o governador. Ele destacou que recursos do Executivo e de emendas parlamentares são vitais para o funcionamento das OSCs. “Prestam um grande serviço para a sociedade, nas mais diversas formas”, conclui Eduardo Riedel.
A Secretaria Executiva de Direitos Humanos e da Superintendência do Terceiro Setor, vinculada à Sead, é responsável por intermediar o contato entre as organizações e o Estado. “Fizemos capacitações em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Corumbá para que as entidades tivessem contato direto com a superintendência e os técnicos”, diz a secretária Patrícia Cozollino, da Sead.
Além disso, a secretária destaca que OSCs ficam de fora de editais para repasse de recursos por falta de capacitação técnica dos responsáveis. “Tem entidades muito frágeis em estrutura e que precisavam que a Secretaria, o Governo do Estado, desse esse passo, de verdadeiro suporte”, afirma Patrícia Cozollino.
Inteligência Artificial
O 7º Fórum Estadual do Terceiro Setor neste ano tem objetivo de discutir “Como a IA (Inteligência Artificial) pode ser uma aliada na transformação social e na ampliação do alcance das OSCs (Organizações da Sociedade Civil)?”.
Na manhã desta sexta-feira, os debates centram-se no uso da IA na elaboração de projetos de captação de recursos financeiros por meio de governos e da iniciativa privada. O público-alvo do evento são as OSCs da Capital e do interior, além de parlamentares, gestores municipais e a sociedade em geral.
O palestrante da manhã foi o pós-doutor em Novas Tecnologias e Direito e advogado Raphael Sérgio Rios Chaia Jacob. Em sua fala, ele destacou podissibilidades de uso ético da Inteligência Artificial na gestão de projetos sociais. Ao longo do dia, serão realizadas Oficinas Temáticas.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!