O governo do Brasil lançou, nesta sexta-feira (10), um aplicativo para auxiliar os estudantes que estão em fase preparatória para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A ferramenta ‘MEC Enem’ disponibiliza simulados de questões alternativas por campo do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço (vídeos e apostilas) e assistente virtual. Todo o conteúdo pode ser acessado gratuitamente.
O aplicativo está disponível nas principais lojas de aplicativos, como para download na Apple Store e Google Play. A plataforma também pode ser acessada via internet, por meio da URL: app.mecenem.mec.gov.br. O principal intuito é testar o conhecimento para potencializar os resultados na prova do Enem.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Para acessar o conteúdo, é necessário fazer cadastro com o login do Gov.br. A plataforma dá acesso à trilhas de estudo segmentadas por complexidade e campo do conhecimento e simulados completos com questões de provas do Enem;
Já a assistente virtual com inteligência artificial é usada para construir planos ou cronogramas de estudo personalizados, bem como tirar dúvidas do estudante, com base em conteúdos exclusivos das matérias que caem no Enem. A transcrição e correção automatizada de redação é por meio de uma tecnologia que conta com a maior velocidade e acurácia de correção do mercado.
Como estudar pelo app
O aplicativo conta com um cronômetro nas seções de questionário e redação, simulando a experiência completa do exame. As conquistas e as pontuações de cada estudante ficam dispostas em um perfil privado. Além disso, o aplicativo possibilita o envio de mensagens diretas aos usuários, tornando-se uma ferramenta estratégica de comunicação com os estudantes.
Para testar os conhecimentos na redação, basta acessar a seção Redação do MEC Enem, e logo aparecerá o tema do simulado baseado em provas antigas do exame. Em seguida, o usuário deverá escrever a redação a próprio punho, como na prova do exame, e tirar uma foto do texto.
A plataforma transcreve automaticamente a redação, permitindo ao usuário editar o que achar necessário e enviar a redação para a plataforma. Na sequência, a inteligência artificial do MEC Enem corrige a redação e devolve um gabarito com sugestões de melhoria e pontuação estimada em até 60 segundos.
Enem 2025
As provas objetivas e de redação do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, além de ser a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Prouni (Programa Universidade para Todos).
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.