De 1° de agosto a 31 de dezembro de 2025, ficam suspensas as autorizações para realização de queima controlada e queima prescrita no Pantanal. No restante do Mato Grosso do Sul, a medida vale até 30 de novembro, período de maior estiagem e chance de fogo.
A resolução foi publicada no diário oficial do Estado desta sexta-feira (1°) e já era previsto desde o dia 22, quando foi aprovado o texto na 20ª Reunião Ordinária do Cicoe (Centro Integrado de Coordenação Estadual).
O governo ainda reitera que, neste período, fica suspensa a concessão de autorização para queima controlada constante dos processos já protocolados no Imasul. Os prazos devem ser retomados ao final do período crítico de estiagem no Estado.
A queima controlada é uma técnica utilizada em atividades agropastoris ou florestais e consiste no uso planejado e autorizado do fogo em áreas específicas para prevenir incêndios florestais e controlar a biomassa acumulada.
Estiagem em MS
A decisão parte do avanço da estiagem no Estado, especialmente nos municípios da região norte de Mato Grosso do Sul. As projeções do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indicam um trimestre ainda mais quente e seco entre agosto e outubro.
O acumulado de chuvas previsto para o trimestre de agosto a outubro, segundo séries históricas de 30 anos, será baixo. As estimativas apontam:
- De 200 a 300 mm na maior parte do Estado;
- De 150 a 200 mm nas regiões noroeste e nordeste;
- De 300 a 500 mm apenas na faixa extremo-sul.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!
***