Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governo amplia estratégias para combater doença falciforme, que teve 125 casos em 2024 no Estado

Nesta quinta-feira (19) se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme. O Governo do Estado anunciou nesta data as medidas adotadas para garantir o cuidado integral dos pacientes
Osvaldo Sato -
Teste do Pezinho é a primeira forma de detecção da doença. (Reprodução Edilson Rodrigues - Agência Senado)

Nesta quinta-feira (19) se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme. Em , foram registrados 125 casos de doença falciforme em 2024, conforme dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde). Além disso, de 2020 a 2023, foram registrados 12 óbitos em decorrência da doença no Estado.

Diante disso, o Governo do Estado anunciou nesta data as medidas adotados com objetivo de garantir o cuidado integral dos pacientes. Uma destas é a criação de um Grupo de Trabalho interinstitucional, coordenado pela Gerência de Equidade em Saúde.

A estratégia visa reforçar a linha de cuidado voltada aos pacientes, com ampliação do diagnóstico precoce, qualificação da rede pública e acompanhamento especializado em unidades de referência.

O foco das ações é garantir cuidado integral, desde o Teste do Pezinho, principal meio de detecção da doença nos primeiros dias de vida, assim como atendimento contínuo em serviços especializados, como o Hospital Regional Rosa Pedrossian, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e o IPED/ (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos).

Essas unidades realizam exames fundamentais para o diagnóstico e monitoramento da condição, como a eletroforese de hemoglobina, que identifica variantes como HbSS (anemia falciforme), HbSC e HbS-beta talassemia. No Hospital Regional, também está disponível o exame Doppler Transcraniano, indicado para prevenir AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) em crianças de 2 a 16 anos com a doença.

Apenas entre janeiro a maio deste ano, o ambulatório do Hospital Regional realizou 18 atendimentos. No Hospital Universitário, 66 pacientes com mais de 14 anos estão em acompanhamento — 40 mulheres e 26 homens. Já o IPED/APAE segue responsável por novos diagnósticos, mantendo um serviço especializado de excelência.

Além disso, foram realizadas ações preventivas, imunização, uso profilático de penicilina e orientações às famílias para o reconhecimento de sinais de alerta. Todas as ações seguem diretrizes fundamentadas em evidências científicas e no princípio da equidade.

Apesar dos avanços, a falta de informação ainda é um obstáculo. “Muitas pessoas desconhecem os sintomas, os riscos e até mesmo os serviços oferecidos pelo SUS. Isso contribui para diagnósticos tardios e agravamento do quadro clínico”, alerta a gerente de Equidade em Saúde da SES, Aparecida Queiroz Zacarias Silva.

Formação continuada

Para enfrentar tais desafios, um curso autoinstrucional Doença Falciforme para além do Gene – Uma abordagem biopsicossocial, foi lançado pela SES, em parceria com a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser. A formação tem 40 horas e está disponível gratuitamente na plataforma https://ead.saude.ms.gov.br, voltada a profissionais de saúde do SUS.

A qualificação busca ampliar o conhecimento da rede e fortalecer um atendimento mais humanizado e sensível às especificidades da doença, que pode causar crises de dor, infecções, AVC e outras complicações graves desde o primeiro ano de vida. [Com informações da Agência de Notícias MS)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura de Campo Grande recorre de decisão que suspendeu multas de trânsito

Macron vai apresentar ‘prova científica’ de que sua esposa nasceu mulher à Justiça dos EUA

Último dia: concurso do TJMS oferta 15 vagas e salários de R$ 32 mil

Homem executado com 3 tiros na frente da esposa em Dourados era ex-presidiário

Notícias mais lidas agora

Promotor deixa de oferecer ação penal por fraude em licitação de cascalhamento a Patrola

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

Vereadores criam Medalha Irmã Silvia Vecellio para homenagear profissionais da saúde

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Quer plantar Graviola, Ipê e Pata de Vaca? Campo Grande terá distribuição de sementes no Dia da Árvore

Atenção, "pais de plantas": ação acontece na sexta-feira (19) em alusão à data voltada à preservação do meio ambiente

Brasil

Dino manda PF investigar gestão de Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19

Relatório final da CPI da Covid acusou Bolsonaro de nove crimes

Transparência

TSE suspende análise de indicados a juiz do TRE-MS e cobra experiência de advogado

Vaga está aberta há mais de dois meses no TRE-MS e corte pressiona urgência para deliberar lista tríplice

Polícia

Máfia dos Cigarreiros: Ex-sargento é condenado a devolver mais de R$ 1 milhão por enriquecimento ilícito 

Ex-sargento já havia sido condenado anteriormente com a exclusão da PMMS