Primeiro reitor e um dos fundadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o médico João Pereira da Rosa morreu na manhã desta quinta-feira (27), aos 96 anos, em Campo Grande. A morte ocorreu em decorrência de uma sepse e pneumonia bacteriana.
Nascido em 1928, o médico anestesiologista João Pereira da Rosa, desempenhou um papel crucial no desenvolvimentos da educação em Mato Grosso do Sul ao fundar à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 1962.
Bisneto do fundador de Campo Grande, José Antônio Pereira, João Rosa teve uma trajetória marcada por desafios. Aos 11 anos perdeu a mãe e precisou ir morar com a avó. Com 16 anos se mudou para o Rio de Janeiro onde, anos mais tarde, se formou em medicina.
Médico e escritor
Ao longo de sua trajetória João Pereira da Rosa trabalhou 25 anos na Santa Casa de Campo Grande, escreveu quatro livros e presidiu a Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul. Na UFMS, atuou como reitor por dois mandatos, de 1970 a 1978.
Além disso, em 2019, ele recebeu homenagens da UFMS em comemoração aos 40 anos da Universidade. O médico deixa quatro filhos, nove netos e nove bisnetos.
Ele estava internado desde o dia 17 de fevereiro, mas após uma pneumonia, não resistiu e morreu.
Conforme informações repassadas pela família, o velório ocorrerá nesta quinta-feira (27), às 20h, no Cemitério Parque das Primaveras. O sepultamento está previsto para amanhã (28), às 10h, no mesmo cemitério.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
*Matéria atualizada às 14h57 para acréscimo de informações