Cerca de dez pássaros foram encontrados mortos no entorno do Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) na manhã desta segunda-feira (8). Segundo o hospital, funcionários encontraram aves em diversos pontos da instituição.
Inicialmente, havia uma suspeita de que a causa da morte dos pássaros seria uma pulverização de produtos químicos no gramado ou nas áreas externas. No entanto, o Humap afirma que não realizou pulverização. “Devido ao tempo seco, a manutenção tem sido feita apenas com irrigação diária utilizando mangueiras de aspersão”, comunicou o Hospital Universitário em nota.
Além disso, o hospital ressalta que “não é possível afirmar que a causa seja envenenamento, tampouco que o problema tenha origem no hospital, já que há registros semelhantes também no entorno da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)”. A reportagem apurou que, recentemente, funcionários e estudantes encontraram mais aves mortas no câmpus da UFMS.
O Hospital Universitário informou também que “mantém controle sanitário apenas sobre pombos, com ações restritas à retirada de ninhos dessa espécie”. Algumas das aves encontradas sem vida nesta segunda-feira (8) eram pombos. “Externamos nossa indignação com os fatos e reiteramos que seguimos acompanhando a situação”, conclui a nota do Humap.
O Jornal Midiamax perguntou ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) se a entidade foi acionada para retirar os animais mortos e se há alguma investigação em andamento sobre a causa das mortes de aves. No entanto, a reportagem ainda não recebeu resposta.
À UFMS a reportagem questionou se a universidade tem registros de aves encontradas mortas no câmpus ou no entorno e se houve pulverização recente na área, e também esperamos resposta. O espaço segue aberto.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)