Dias após repercutir a dificuldade de muitos idosos em acessar o aplicativo do INSS para contestar os descontos indevidos na aposentadoria, o Governo Federal decidiu agir. Nesta quinta-feira (22), anunciou uma parceria com os Correios para ajudar idosos.
A partir do dia 30 de maio (próxima sexta-feira), as agências dos Correios serão usadas para orientar presencialmente aposentados e pensionistas do INSS. Eles terão auxílio para consultar os descontos e contestá-los no aplicativo.
O atendimento nas agências dos Correios é voltado principalmente para quem tem dificuldade com tecnologia e ainda não conseguiu contestar os descontos. O aplicativo do INSS segue sendo a única maneira de fazer isso.
Importante reforçar que o atendimento nos Correios é voltado exclusivamente para quem ainda não conseguiu contestar o desconto no aplicativo. Demais dúvidas sobre o INSS não poderão ser resolvidas nos Correios.
Idosos enfrentam ‘apuros’
Neste mês, o Jornal Midiamax mostrou a dificuldade dos idosos com o aplicativo do INSS. Acostumados com atendimento presencial e com inúmeros problemas com tecnologia, seguir as ordens do INSS pode ser muito difícil.
E claro que todo mundo que convive minimamente com algum idoso sabe que mexer em aplicativos não é o forte deles, mesmo naqueles que parecem intuitivos. Diante disso e da notícia dos descontos indevidos, muitos enfrentaram verdadeira maratona.
Sem conseguir resolver pelo aplicativo, muitos idosos têm ido ao INSS, mas acabam dando com a “cara na porta”, já que o atendimento por lá é exclusivamente agendado. O ideal é sempre buscar ajuda confiável e não entrar em nada que não seja oficial.
Alerta de golpes
O próprio INSS alerta para o risco de golpes e ressalta que não faz ligações nem envia SMS, e-mail, mensagem de WhatsApp, ou faz outro tipo de contato além dos oficiais para informar sobre o reembolso.
O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS.
Além disso, alerta para nunca clicar em links suspeitos e nunca fornecer dados pessoais caso receber alguma ligação. Em caso de dúvidas, ligar na central de teleatendimento 135.
***
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.