Incêndio que atingiu a Serra da Bodoquena foi controlado, com apoio das equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), por volta das 15h30, desta sexta-feira (12). A informação foi repassada ao Jornal Midiamax pela prefeita de Bodoquena, Girleide Rovari (MDB).
Conforme a prefeita, por volta das 10h de hoje uma equipe da Secretaria Municipal de Obras foi acionada, e encaminhou um veículo de combate à incêndios, cedido pelos bombeiros, para a região do Assentamento Canaã, com intuito de proteger residências e locais turísticos.
Apesar do fogo ter sido controlado na parte da tarde, permanecem na região do incêndio duas equipes do Corpo de Bombeiros de Bonito e duas equipes de brigadistas do ICMBio. “Estão a caminho outras duas equipes. Às 15h30 fomos informados que o fogo estava sob controle”, informou a prefeita.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Conforme o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início nas proximidades do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e, devido às condições climáticas adversas, incluindo ventos fortes e a característica do terreno, as chamas se alastraram rapidamente.
“Diante da emergência, o Corpo de Bombeiros Militar de MS foi acionado via telefone de emergência 193. O chamado foi recebido pelo Quartel do município de Bonito. Imediatamente, foi acionado o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) da Operação Pantanal 2025, para atuação eficiente do combate ao fogo”, informou a guarnição, por meio de nota à imprensa.
As equipes se deslocaram ao local equipadas com viaturas e Kits de Combate a Incêndio Florestal. Mais uma equipe adicional está em deslocamento para reforçar as operações e auxiliar no controle completo do foco de incêndio. “As equipes trabalham com o objetivo de estabelecer linhas de contenção para proteger a área do refúgio e evitar que o fogo se alastre ainda mais”, finaliza a nota.
Fogo atingiu áreas de lazer e turismo
Conforme apurado com moradores locais, o fogo iniciou próximo ao Assentamento Canaã, distante 40 quilômetros do município de Bodoquena, na região da Serra da Bodoquena. O fogo chegou a atingir o morro do Refúgio Canaã, pousada turística local, além da região da Cachoeira Boca da Onça. As chamas também avançaram para o Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
A região atingida pelo fogo possui muitos sítios, áreas de preservação, campings e pontos turísticos. A mata seca teria contribuído para a velocidade em que as chamas se alastraram.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.