Incêndio de grandes proporções toma conta de uma vasta área de vegetação na saída para Rochedo, após a sede do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), em Campo Grande. O fogo teve início por volta das 12h deste sábado (20). Uma equipe do Corpo de Bombeiros atua no combate as chamas no local.
Conforme apurado preliminarmente pela reportagem, as chamas podem ser vistas por moradores de uma área residencial no Bairro Sirio Libanês, região próxima do incêndio. “Nos chamou atenção pela coluna de fumaça intensa, já tem meia hora”, relatou uma moradora;
As chamas tomam conta dos dois lados da pista da Rodovia MS-80, próximo ao quilômetro 10.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram


Vento forte espalha fumaça para as residências
Vídeos encaminhados pelo Fala Povo mostram uma nuvem densa de fumaça sendo arrastada pelo vento até residências localizadas aos fundos do Bairro Zé Pereira e na região do Bairro Bosque das Araras. Pelas imagens, é possível observar a dimensão do incêndio.
Uma moradora relatou que o ar está insalubre e difícil de respirar. Por isso, precisou se ‘trancar’ em casa com a filha, de 11 anos. “Atacou a asma da minha filha, fora que tem muita sujeira, fuligem e bastante fumaça invadido as casas, o céu ficou cinza”, descreve.
Outra moradora relatou ao jornal que o fogo está alto e bastante intenso. “O vento está trazendo o fogo para perto das residências, tem muita fuligem”, teme a mulher.
Queimada é crime!
É importante ressaltar que o artigo 18-A, § 1º, da Lei 2909, “veda a prática de queimada nos terrenos baldios e quintais, sendo obrigação do proprietário tomar as medidas necessárias para evitá-la, sendo responsável nos casos de sua ocorrência”.
A multa neste caso varia entre R$ 3.091,50 e R$ 12.366,00, conforme a área afetada. Quando se tratar de ocorrência relacionada ao ato de provocar a queima de resíduos, a orientação é de que seja efetuada a denúncia imediatamente aos órgãos de segurança pública, para que seja efetuado o flagrante, pois, assim, será possível a correta identificação do autor da queimada.
Baixa umidade do ar
Campo Grande e outras regiões do Estado enfrentam um sábado (20) de muito calor e tempo seco. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso de Perigo Potencial devido à baixa umidade do ar, que pode variar entre 20% e 30% até as 18h deste sábado.
O aviso do Inmet abrange o Estado de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além do sul de Mato Grosso, sul de Goiás e norte do Paraná. A umidade do ar na capital sul-mato-grossense já estava em 47% às 8h, com a temperatura subindo e marcando 29°C. No início da manhã, às 6h, os termômetros registravam 23,7°C e a umidade estava em 67%.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.