O projeto de modernização do SGO (Sistema de Gestão Operacional) passará por audiência pública ainda este mês. A ferramenta é usada há mais de 14 anos pelas polícias e outras forças de segurança do estado.
O encontro será realizado no dia 24 de setembro, às 9h. A audiência ocorrerá no formato online e será aberta para a participação de empresas de tecnologia, entidades de classe, sociedade civil e órgãos de controle.
Com o objetivo de apresentar detalhes da nova proposta e coletar sugestões técnicas, a ação ainda visa subsidiar a elaboração do Termo de Referência. O documento é usado para embasar a contratação futura de empresa especializada para o fornecimento da plataforma, serviço atualmente terceirizado.
A previsão é que o novo modelo seja estruturado em cinco áreas: Atendimento e Despacho (CAD), Polícia Judiciária, Polícia Militar, Administração Penitenciária (AGEPEN) e Sistema Socioeducativo (SAS/UNEI). Além disso, as soluções podem ser apresentadas para uma ou mais áreas da proposta desde que atendam aos critérios de interoperabilidade, modularidade, segurança da informação e portabilidade.
A medida foi anunciada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), por meio de publicação no DOE (Diário Oficial do Estado). Os documentos técnicos e o regulamento da audiência estão disponíveis clicando aqui. As sugestões podem ser enviadas pelo formulário até 30 dias após a publicação do aviso oficial.
Para participar, o link de acesso já está disponível na publicação oficial do evento e nos canais da Sejusp. As contribuições enviadas após a audiência serão analisadas pelo corpo técnico da secretaria para embasar o ETP (Estudo Técnico Preliminar) e, posteriormente, a elaboração do Termo de Referência.
Plataforma SGO
O Sistema de Gestão Operacional atua no registro, acompanhamento e gestão de atividades operacionais. Entre as forças de segurança que utilizam a plataforma, estão: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Perícia Oficial e o sistema socioeducativo.
O novo projeto surge perante ao fim do contrato vigente. Além disso, ele prevê a contratação de uma solução aderente à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e deverá ser capaz de integrar-se em tempo real com sistemas externos.
Dúvidas sobre o sistema podem ser encaminhadas para o e-mail consulta@sejusp.ms.gov.br.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!