Incêndio enorme destruiu seis barracões de reciclagem, os fundos de uma igreja e caminhões em Naviraí, cidade a 359 km de Campo Grande, na madrugada desta quinta-feira (11). Moradores de uma quadra precisaram evacuar suas casas, por risco de avanço das chamas. O CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) utilizou mais de 50 mil litros d’água na operação e segue trabalhando nos esforços para rescaldo do incêndio.
Os produtos recicláveis nos depósitos facilitaram o espalhamento do fogo. “Tinha muito material combustível, muito plástico e papelão, por isso passamos mais de 5 horas”, afirma o sargento Jota Carlos, do Corpo de Bombeiros de Naviraí, em entrevista ao Portal do Conesul. A corporação foi acionada por volta de meia-noite e o combate às chamas segue até a manhã desta quinta-feira.
Segundo os bombeiros, havia risco até de explosões. Por isso, durante a madrugada, famílias moradoras da Avenida Amélia Fukuda e das ruas Dinamarca, Itatitaia e Yoshio Shinozaki, no Centro da cidade, precisaram sair de casa às pressas. Alguns, inclusive, tiraram os móveis das residências, preocupados com o fogo por conta da proximidade com os seis barracões de armazenamento de reciclagem.

“Pegamos quatro ruas e delimitados como nossa área de risco, haja visto que o local tem muito material combustível e ainda tem a parte química. Juntamente com a Polícia Militar, evacuamos esse quadrante”, explica o Sargento Ricardo Dias, do CBMMS de Campo Grande, ao Portal do Conesul. Equipe da Capital estava no interior combatendo incêndio florestal e ajudou na operação.
Combate continua
Um cômodo no fundo da Igreja Batista Memorial, na Rua Dinamarca, ficou completamente danificado depois que o fogo se alastrou para o terreno, que é vizinho dos depósitos. “Graças a Deus, nenhuma residência apresentou grandes danos e ninguém se feriu. Apenas o fundo da igreja colapsou e os quatro barracões também”, relata o sargento do CBMMS Jota Carlos.
Agora, segundo o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a corporação farão uma vistoria nas construções vizinhas para garantir que não há riscos à estrutura de casas. “Vai ser feita a verificação dessas residências e, posteriormente, a liberação”, diz o Sargento Ricardo Dias, do CBMMS. Além disso, bombeiros ainda trabalham para resfriar a área. “Vamos ficar fazendo um rescaldo até por volta de 11h, para evitar que o fogo se alastre novamente e entregar para o dono sem nenhum risco”, conta o oficial.
Ainda não há informações sobre a origem das chamas. A Polícia Civil de Naviraí fará investigações para descobrir as causas e o Corpo de Bombeiros verificará se a empresa de reciclagem tem todas as licenças necessárias para operar.

(*) Com informações do Portal do Conesul.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)