Os visitantes da 59ª Expoagro, que teve início nesta sexta-feira (9) em Dourados, tem a oportunidade de conhecerem a imponente figura de um tanque M60 A3 TTS. O blindado de 48 toneladas e quatro metros de altura exigiu uma logística especial para sua instalação no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, dada a magnitude de seu peso.
Este gigante de aço é parte da Expoex, uma iniciativa da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro para contribuir com a aproximação das Forças Armadas com a sociedade, durante os dez dias do evento.
Para o Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto, a participação do Exército na Expoagro, materializada na Expoex, tem como principal objetivo promover uma “aproximação com a sociedade, com o lema deste ano ‘Exército Brasileiro igual a você’, a oportunidade de ter essa aproximação com o público que visita a feira, conhecer o Exército”. O General enfatiza a integração com a comunidade, ressaltando que “é uma feira em que ela tem a participação de diversas instituições e não poderia ser diferente do Exército Brasileiro estar participando”.
No estande da Expoex, os visitantes podem interagir de perto com diversos materiais de emprego militar, incluindo o moderno Blindado Guarani e o fuzil IA-2, tecnologias de ponta presentes na tropa de pronto-emprego que o General Prisco comanda na fronteira do Mato Grosso do Sul, responsável por cerca de 5 mil militares e 11 organizações militares.
Um destaque especial é dedicado aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, conforme explica o General: “A gente tem um stand dedicado à Força Expedicionária Brasileira, os 80 anos da participação dos pracinhas na Segunda Guerra Mundial”. Entre os itens históricos, um Half-Track de 1941, que serviu como viatura de general, evoca o esforço de guerra.
O General Prisco define a 4ª Brigada como “uma tropa de elite do Exército Brasileiro, estamos prontos, o Exército nos exige essa prontidão operacional, e trabalhamos para isso, trabalhamos para dar essa segurança, a sensação de segurança ao Estado, a sensação de segurança”.
Para ele, a Expoex é uma oportunidade para que o cidadão sul-mato-grossense se orgulhe desta unidade, cuja missão primordial é a garantia da soberania e da defesa externa, além do combate aos ilícitos transfronteiriços em uma área de aproximadamente 850 quilômetros, em colaboração com outras agências nas operações Ágata.
O estande do Exército também oferece informações cruciais sobre as formas de ingresso na instituição, através de QR Codes que detalham os diversos concursos e modalidades para se tornar soldado, sargento ou oficial, seja temporário ou de carreira, abrangendo desde a Escola de Sargentos das Armas e a Academia Militar das Agulhas Negras até oportunidades em áreas técnicas como direito, informática, medicina e farmácia. “A gente tem um QR Code dos diversos concursos ou das diversas formas de entrada”, detalha o General Prisco.
A Expoex, aberta ao público durante toda a Expoagro, de 9 a 18 de maio, com entrada gratuita, representa uma integração fundamental em um evento que reúne diversos setores da sociedade, incluindo o agrícola e o financeiro. Assim, o Exército convida a todos a visitarem o estande da 4ª Brigada para conhecerem de perto o trabalho realizado, incluindo a exposição de equipamentos como os da artilharia e engenharia, e os carros de combate blindados M60 e M113.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!