Dois estudantes do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), do Campus de Nova Andradina, foram selecionados para representar o Brasil e o Mato Grosso do Sul na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), a maior feira pré-universitária de ciências do mundo. O evento acontece entre os dias 10 a 16 de maio, em Columbus, na cidade de Ohio, nos Estados Unidos.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Os alunos Tailaine Gomes Felix de Lima, de 18 anos, e José Vitor Ferreira Balasso, de 17 anos, foram premiados na Mostratec-Liberato (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina.
Além dos sul-mato-grossense, mais 11 brasileiros estarão representando o Brasil, dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Maranhão, Amazonas e Amapá.
Trabalho premiado em MS
A dupla trabalhou junto no trabalho “Espectroscopia infravermelha por transformada de Fourier como ferramenta para identificação de fungos em pastagens no cerrado sul-mato-grossense”, orientado pela professora Grazieli Suszek.
O Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, ocupa 23% do território nacional e desempenha papel crucial na economia agrícola, especialmente em Mato Grosso do Sul, onde as pastagens sustentam a pecuária. Fungos entomopatogênicos, como o Metarhizium, surgem como alternativa sustentável para o controle de pragas, reduzindo a dependência de agroquímicos.
O estudo investigou o uso da espectroscopia FTIR-ATR para identificar fungos presentes em pastagens e analisar a composição química do solo em uma área de 15,8 hectares em Nova Andradina, MS.
A técnica “isca de inseto” foi utilizada para isolar fungos entomopatogênicos do solo, com larvas de Tenebrio molitor. Os espectros infravermelhos das amostras, coletados entre 400 e 4000 cm⁻¹, permitiram identificar bandas de transmitância associadas à quitina dos fungos e aos minerais do solo.
O estudo demonstrou o potencial da espectroscopia FTIR-ATR na rápida identificação de organismos biológicos e na análise da composição do solo, oferecendo uma abordagem eficaz e sustentável para o manejo agrícola.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.