Mapa interativo, desenvolvido por um grupo de estudantes do município de Ponta Porã, distante 316 quilômetros de Campo Grande, traz dicas de lazer e consumo, para orientar turistas e a própria população da região de fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai.
O projeto chamado ‘Descubra Ponta Porã’ conta com agenda de eventos locais, informações sobre lazer, cultura e natureza, histórias da fronteira e dicas de gastronomia, hospedagem e comércio. O mapa com as informações pode ser acessado via aplicativo ou site.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A proposta é mostrar que a cidade vai além do turismo de compras, e valorizar experiências autênticas e a identidade binacional. O mapa será disponibilizado em breve para a comunidade e para a Prefeitura de Ponta Porã, que ficará responsável pelo domínio e pela manutenção da plataforma.
A iniciativa foi desenvolvida por alunos do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senac, por meio do Voucher Desenvolvedor, em parceria com a Fecomércio/MS e Governo do Estado.
Além da apresentação oficial da plataforma ao público, os estudantes participaram de um city tour como visita técnica, vivenciando na prática os pontos turísticos e culturais destacados na plataforma. A atividade reforçou o caráter aplicado do projeto, que une teoria, tecnologia e experiência de campo.
Nicolas dos Santos Almino, de 19 anos, afirma que o projeto permitiu aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e consolidar habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Para ele, a vivência foi um divisor de águas. “O desenvolvimento do projeto me trouxe uma nova visão prática não só do meu universo de TI, mas também para a construção das minhas soft-skills e imersão no universo corporativo. Com isso, ganhei não apenas aprendizado técnico, mas também networking e maturidade profissional”.
Para o gerente da unidade do Senac em Ponta Porã, Jair Sampatti, o projeto é um exemplo da contribuição da educação profissional para o desenvolvimento local. “Nossos alunos mostraram como a tecnologia pode ser uma aliada para impulsionar o turismo e valorizar as riquezas culturais da fronteira. Esse guia é uma entrega prática que conecta a formação técnica com impacto real na comunidade”.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.