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Cotidiano

‘Este paraíso está mudando’, alertou Kongjian Yu sobre Pantanal antes do acidente aéreo

Arquiteto criador do conceito de 'cidades esponja', ele morreu na terça-feira em acidente aéreo, enquanto filmava documentário no Pantanal
Murilo Medeiros, Graziela Rezende -

Antes do acidente aéreo, o arquiteto Kongjian Yu enviou um vídeo sobre o Pantanal a colegas da . Mundialmente conhecido, ele chamou o bioma de “pulmão da Terra”, “último Éden”, “fonte de água para toda a humanidade e um reservatório de vida”. O chinês ainda alertou para as mundaças climáticas que ameaçam a região Pantaneira.

Kongjian Yu gravava um documentário sobrevoando o Pantanal, junto com os cineastas  Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Júnior, e o piloto Marcelo Pereira Barros. Os quatro morreram quando o avião de pequeno porte em que estavam caiu a 100 metros da cabeceira da pista, na Fazenda Barra Mansa, em , na terça-feira (23).

No vídeo, o arquiteto afirma que o Pantanal é como uma enorme esponja. Ele é o criador das ‘cidades-esponja‘, noção de usar o paisagismo estrategicamente, de modo a minimizar os impactos de enchentes. O projeto de alia técnicas de absorção e reaproveitamento das águas da chuva. O chinês afirmou ligou o bioma pantaneiro ao conceito porque “ele armazena as águas e nutre a vida”.

‘Este paraíso está mudando’

Além disso, Kongjian Yu surpreendeu-se ao ver peões tocando gado em meio à poeira da estação seca do Pantanal. “Vi a fazenda engolir lentamente esta cidade aquática sob o pôr do sol. Cowboys conduzem quase mil cabeças de gado, poeira e depois o brilho se entrelaça em uma imagem magnífica e trágica. Este paraíso está mudando silenciosamente“.

O arquiteto chinês também alertou para os perigos escondidos no Pantanal. Ele afirmou que pastagens se espalham e invadem a área úmida. “Costumava ser um paraíso para inúmeros pássaros, peixes, um paraíso para répteis e mamíferos. Agora, é gradualmente cortado por cercas, substituído por gado”.

Quando os peões agitam chicotes para fechar o rebanho, Kongjian Yu via o gado sendo conduzido do pasto para o mercado. “Naquele momento, o mundo se encheu de um poder magnífico, mas também de uma tristeza silenciosa”, afirmou o arquiteto. Segundo ele, as origens de “floresta virgem” do Pantanal transformaram-se em “um grande pasto”.

Pantanal é esperança

Kongjian Yu apostava que o bioma sul-mato-grossense poderia ser a resposta para mazelas ambientais da humanidade. “Este pantanal, conhecido como o pulmão da Terra, não é apenas o interior da América, mas também a fonte de água para toda a humanidade e um reservatório de vida”.

No entanto, o arquiteto alertou que o destino do Pantanal poderia afetar o equilíbrio ecológico global. “A água aqui, a vida aqui e as escolhas dos humanos aqui nos dirão uma pergunta urgente. Quando o último Éden também estiver recuando, onde os humanos poderão encontrar esperança de sobrevivência?”.

Por fim, o arquiteto revelou que tinha expectativas e projetos de manter-se pesquisando o Pantanal. “Minha exploração apenas começou”, afirmou Kongjian Yu, poucos dias antes do acidente aéreo que tirou a vida dele, no coração do Pantanal.

O que se sabe sobre o acidente:

  • O arquiteto Kongjian Yu e os brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Júnior estavam no Pantanal desde o dia 20 deste mês para gravar um documentário. Marcelo Pereira Barros, o piloto e dono do avião, havia sido contratado para levar o grupo aos lugares. 
  • O grupo deveria retornar na terça (23) quando ocorreu o acidente e o avião caiu, explodindo na cabeceira da pista.  
  • Os corpos ficaram carbonizados e exames de DNA iriam identificar as vítimas. O resgate dos corpos demorou cerca de 9 horas devido à dificuldade de acessar o local do acidente.
  • No caso do arquiteto, a família de Kongjian Yu está vindo para o Brasil para o corpo ser periciado com a presença de familiares. Isso ocorre por respeito a uma tradição cultural. Ainda não há previsão para o procedimento.
  • A queda do avião ocorreu quando Marcelo teria feito a manobra de arremeter a aeronave, ocasionando a perda de altitude e a queda do avião.
  • Foi dito que uma manada de porcos-do-mato estaria na pista quando o piloto tentou a manobra, mas a Polícia Civil descartou a possibilidade.
  • O avião havia sido fabricado em 1958 e não tinha autorização para trabalhar como táxi aéreo.
  • A aeronave não tinha instrumentos para voar à noite.
  • O avião já havia sido alvo da Operação Ícaro em 2019 por irregularidades.
  • Morreram no acidente o piloto Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto chinês Kongjian Yu, e os cineastas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr.

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