Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estado se reúne com Ministério do Meio Ambiente para tratar ações de prevenção de incêndios

Pantanal registrou mais de 13 mil focos de incêndio em 2024
Aline Machado -
Reunião de alinhamento sobre combate a incêndios no Pantanal (Foto: Divulgação)

Representantes do Governo de e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima se reuniram para tratar de ações de prevenção a incêndios no Pantanal, região que, no ano de 2024, registrou mais de 13 mil focos de queimadas.

O encontro teve como objetivo apresentar o plano operacional, já desenvolvido no Estado, e alinhar o trabalho realizado com os demais órgãos do .

“A integração entre o Estado de Mato Grosso do Sul e o IBAMA Prevfogo, por parte do Ministério do Meio Ambiente, é de suma importância. Para unir esforços, estratégias e equipamentos, cada um tem sua área de competência, que auxilia a resolver o problema do fogo no Pantanal”, afirmou o coronel e comandante do de MS, Frederico Reis Pouso Salas.

Nesta semana, equipes do CBM-MS (Corpo de Bombeiros Militar) iniciaram o trabalho de formação de brigadas e avaliação de áreas para a instalação das bases avançadas na região do Pantanal.

Conforme informado, as equipes realizam trabalhos de monitoramento de focos de calor, cujas informações servem como base para o planejamento de ações desenvolvidas pelo SCI (Sistema de Comando de Incidentes) em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

A reunião ocorreu na quarta-feira (26), no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle de Mato Grosso do Sul). Também participaram da reunião a secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Mauren Lazzaretti, além de outros representantes do MMA, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

Incêndios no Pantanal em 2024

Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) indicam que, no ano passado, o Estado totalizou 13.041 focos de queimadas. Esse número representa, em média, 35,7 focos de incêndio por dia.

, cidade pantaneira situada no oeste de Mato Grosso do Sul, foi o município com maior área queimada, somando 1 milhão e 741 mil hectares. O fogo que queimou as plantações rurais também devastou áreas de preservação ambiental e provocou a morte de animais. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nova onda de frio deve chegar na próxima semana em Mato Grosso do Sul

Preço da gasolina cai nas distribuidoras e consumidor deve sentir diferença no bolso em MS

China vê discussões comerciais com EUA em momento decisivo e pede retomada de diálogo bilateral

Diretor de ‘Anora’ diz que não trabalhará com grande estúdio em próximo projeto

Notícias mais lidas agora

Relatório pago pelo Consórcio Guaicurus esconde ônibus velhos e ‘fecha olhos’ para lucro milionário

MPMS reprova 100% dos candidatos de concurso para promotor e concorrentes suspeitam de arrecadação

Grupo criminoso que clonou celular de Riedel é alvo de operação

cpi santa casa

Presidente da Câmara diz que CPI da Santa Casa será aberta e destaca: “pode ter até 5 CPIs”

Últimas Notícias

Polícia

Após se queixar de dor de cabeça, jovem que teve 60% do corpo queimado morre no interior de MS

A vítima havia se recuperado das queimaduras sofridas em novembro do ano passado

Cotidiano

Macaco-prego será alvo de estudos em projeto de celulose, em parceria com universidade 

Equipe irá estudar habitat, alimentação e adaptação da espécie no Cerrado de MS

Brasil

PGR pede prisão de Carla Zambelli

Deputada responde a dois processos e em um deles foi condenada a 10 anos de prisão

Brasil

Moraes manda Mourão depor outra vez após telefonema de Bolsonaro

Ministro alega que ex-vice-presidente pode ter sofrido pressão para mudar depoimento