Pular para o conteúdo
Cotidiano

Envelhecer não é adoecer: especialista revela ‘dica de ouro’ para se tornar idoso com saúde

Especialista em envelhecimento saudável, a geriatra campo-grandense, Ana Sawaris, é entrevistada neste Dia Internacional da Pessoa Idosa
Gabriel Maymone -
Dra. Ana Sawaris, especialista em envelhecimento saudável no Midiamax Entrevista (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

Nesta quarta-feira (1º) é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. O significado de envelhecer mudou muito nos últimos anos e a grande preocupação não é mais o QUANTO vamos viver, mas COMO vamos viver.

Basta abrir as redes sociais que é possível ver uma ‘nova geração’ de pessoas idosas que desafiam os limites do próprio corpo e aparentam ter muito menos idade – e fazendo atividades que muitos jovens não são capazes -.

Assim, o avanço da ciência e mudanças comportamentais na sociedade emergiram na sociedade uma nova questão importante: envelhecer com saúde. Sim, isso é possível.

O Midiamax Entrevista conversou com a dra Ana Sawaris, médica geriatra, especialista em envelhecimento saudável. Veja a entrevista completa no fim da reportagem.

Somente em , mais de 14% da população é idosa, segundo o último censo do , somando mais de 390 mil pessoas com mais de 60 anos.

Para quem acredita ser inalcançável – ou caro – envelhecer bem, a dra Ana Sawaris desmistifica: “A fórmula mágica é o estilo de vida saudável. É algo que não se vende na farmácia, é uma escolha diária que está acessível a todo e qualquer tipo de pessoa”, explica.

Para entender melhor, a especialista explica que se prevenir para evitar muitas doenças na velhice é mais simples do que pensamos. “Comer comida de verdade em vez de sanduíche de saquinho. Se movimentar em vez de ficar parado e estimular a mente das mais diversas formas”, detalha.

Dessa forma, a soma final que vai determinar o quão bem vamos envelhecer depende de pequenas escolhas diárias como fazer caminhadas diárias de 5 minutos, optar por frutas em vez de alimentos ultraprocessados. “Não precisa de diversos suplementas”, garante Sawaris.

Sinais de alerta

Diferente do que muita gente pensa, perda de memória, dificuldade de locomoção e dores constantes pelo corpo não são normais na velhice.

Então, Sawaris fala sobre os sinais que a pessoa deve prestar atenção e procurar ajuda profissional der um geriatra. A médica explica que o envelhecimento traz dificuldades, mas não limitações. “Uma pessoa que se torna mais sonolenta, que perde autonomia e não pode fazer o que sempre fez. Que perde peso, cai com frequência e precisa de ajuda para desempenhar atividades que fazia sem dificuldade, tem que gerar sinal de alerta”, diz.

A dra. Ana Sawaris é especialista em envelhecimento saudável pela USP, titulada pela sociedade brasileira de geriatria e gerontologia, geriatra pelo Hospital do Servidor Público de e Clínica Médica pela Santa Casa de São Paulo.

Confira abaixo a entrevista completa com a dra. Ana Sawaris para o Jornal Midiamax no Dia Internacional da Pessoa Idosa:

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vinícius, da dupla com João Bosco, anuncia morte de Jeová: ‘Foi um anjo’

Camilo Santana acompanha ampliação da unidade da mulher e da criança em Dourados

Ex-mulher pede socorro em UPA após ser baleada por PM da reserva na Moreninha

Empregos - Imagem ilustrativa

Babá a manobrista: Funsat está com vagas abertas para 150 funções em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

‘Parceria dos meninos’: prefeito de Terenos fez R$ 16,5 milhões em contratos após primeira operação

Preso com Claudinho Serra, empreiteiro negociou mais de meio milhão em propina

Dois são executados a tiros em lava-jato no Danúbio Azul

inmet

Outubro começa com chuva forte e ventania em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Caminhoneiro fica paraplégico após ser ferido a tiros no Paraguai

Vítima contou que o crime aconteceu há aproximadamente 15 dias

Mundo

Terremoto de magnitude 6,9 deixa mais de 60 mortos nas Filipinas

Tremor foi um dos mais fortes a atingir a região central em mais de uma década

Conteúdo de Marca

Santa Inês Empreendimentos traz o conceito de viver bem para a CASACOR 2025

Patrocinadora local da mostra, a Santa Inês Empreendimentos apresenta um espaço exclusivo com criações autorais da +55 Design e valorizando a beleza única da cidade

Cotidiano

Superlua e chuva de meteoros Orionídeas serão espetáculos visíveis de outubro em MS

Calendário astronômico do mês não terá grandes eventos celestes; no entanto, a iluminação da Lua será um show à parte