Com a antecipação da primeira parcela do 13º salário para os servidores estaduais, a economia de Mato Grosso do Sul pode receber um incentivo a mais ainda neste mês de setembro. A avaliação é de entidades ligadas ao comércio.
Para Adelaido Vila, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Campo Grande, “esta antecipação será uma grande oportunidade de aliviar a pressão financeira.”
“Estamos vivendo um momento econômico que requer muitos cuidados, [já que] 77% da população economicamente de Mato Grosso do Sul está endividada e, 44% destes 77%, estão inadimplentes”, avalia Vila.
Além disso, o presidente pontua que o poder de compra também mudou, o que interfere nestes números. “O servidor público nos últimos anos teve uma grande perda de poder de compra. A inflação corroeu os ganhos salariais, levando este importante consumidor para os empréstimos em folha”, afirma Adelaido.
Segundo ele, grande parte dos servidores estão endividados, por isso, a antecipação é uma oportunidade não apenas para o comércio, mas também para buscar resoluções financeiras, “permitindo que estes servidores possam sair do endividamento e voltar a consumir”, completa.
Girando a economia
Para o presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), Renato Paniago, a antecipação também é positiva.
“A decisão de antecipar para setembro o pagamento da parcela do 13º salário é positiva, pois esse recurso extra deve se transformar em consumo, especialmente nos setores de comércio e serviços, que são os grandes motores da economia de Campo Grande”, analisa.
Para ele, um dos efeitos que resultam da medida é alívio financeiro também aos empresários. “A medida também favorece o empresariado, já que setembro tradicionalmente não conta com datas comemorativas relevantes no calendário comercial”, pontua Paniago.
“Com mais dinheiro em circulação, os consumidores tendem a realizar mais compras, o que garante um movimento extra no comércio e um cenário mais favorável para o mês”, finaliza.
A antecipação
De acordo com o apurado pelo Jornal Midiamax, o depósito será realizado em conjunto com a folha de pagamento de setembro, nos dias 25 ou 26 deste mês.
Ao todo, são mais de 81,9 mil trabalhadores, incluindo servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo.
A iniciativa também deve injetar aproximadamente R$ 260 milhões na economia local, além de permitir que os beneficiados possam planejar seus gastos e investimentos para o fim do ano.
O processamento da folha de pagamento para a antecipação do 13º salário foi concluído na quarta-feira (10) pelas coordenadorias responsáveis, as quais comunicaram todos os setores de recursos humanos sobre os procedimentos operacionais.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.