As tempestades que atingiram diversos municípios na região sul de Mato Grosso do Sul na segunda-feira (22) deixou muitas residências, comércios e indústrias sem distribuição de energia. A chuva e ventos fortes destelharam casas e também derrubaram muitas árvores.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o município de Caarapó registrou a maior rajada de vento do país no período, com impressionantes 115,6 km/h. Outras cidades, como Laguna Carapã, Itaquiraí e Aral Moreira, também enfrentaram ventos superiores a 80 km/h, causando grande destruição.
A falta de energia atingiu muitos clientes. Diante disto, a Energisa buscou agir rapidamente para restabelecer o fornecimento e energia. Nesta terça-feira (23), segundo a empresa, a situação já foi normalizada para 90% dos clientes afetados.
A informação consta no boletim enviado para o Jornal Midiamax, no qual informa ainda que “triplicou o número de equipes em campo, trabalhando de forma ininterrupta nas áreas mais atingidas para garantir a normalização completa do serviço o mais rápido possível. Os trabalhos de reparo continuaram ao longo da noite”.
A nota informa ainda que a “a extensão total dos prejuízos ainda está sendo calculada, mas a prioridade é restabelecer o fornecimento para todos os sul-mato-grossenses”.
A força da tempestade deixou cidades como Aral Moreira completamente sem energia e em Amambai, onde os ventos chegaram a 81,4 km/h, o Hospital Regional precisou operar com geradores de energia.
Orientações de segurança
A Energisa orienta a população a manter a distância e não tentar se aproximar ou remover objetos ou cabos rompidos que estejam sobre a rede elétrica. A empresa pede que, em caso de emergência, as pessoas acionem imediatamente a concessionária através dos canais oficiais de atendimento:
- WhatsApp Gisa: (67) 99980-0698
- Aplicativo: Energisa On
- Call Center: 0800 722 7272
Apenas profissionais qualificados podem realizar o atendimento com segurança.