A 1ª Promotoria de Justiça de Itaporã instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na comercialização, armazenamento e controle de agrotóxicos por uma empresa do setor de insumos agrícolas localizada em Itaporã.
A investigação teve início após a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) identificar falhas no registro dos produtos no sistema e-Saniagro.
Durante fiscalização, foram encontradas divergências entre o estoque físico e o informado no sistema, ausência de registros de devoluções, produtos vencidos e movimentações não lançadas no prazo legal.
A empresa foi autuada e multada em 135 Uferms por não atender notificações anteriores. O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) também requisitou documentos e informações complementares à empresa e à Iagro.
A investigação busca assegurar o cumprimento da legislação ambiental e sanitária, a rastreabilidade dos produtos e a proteção da saúde pública e do meio ambiente.
“A correta gestão de produtos químicos é essencial para proteger o meio ambiente, a saúde da população e a segurança da produção agrícola”, afirma o Promotor de Justiça Radamés de Almeida Domingos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.