A prefeitura de Ribas do Rio Pardo interrompeu na tarde desta terça-feira (8) a obra de pavimentação da Avenida Alentino de Souza Oliveira, após constatar má qualidade dos serviços executados. Contudo, a empresa IDS (Isaias Dias dos Santos) Engenharia — contratada por R$ 12,3 milhões para asfaltar o bairro Estoril — teria ignorado a ordem de parada e continuou a obra “por sua conta e risco”, segundo nota da administração municipal.
Ao Jornal Midiamax, o secretário de obras de Ribas do Rio Pardo, Sandro Machado, afirmou que a prefeitura já notificou a empresa por erros em outras etapas do serviço e pediu correções. “A população está nos cobrando agora, mas isso era para ter sido fiscalizado ano passado. Neste ano, nós só vamos pagar se tiver boa qualidade”. Segundo ele, o engenheiro da prefeitura fiscalizou e embargou a pavimentação da Av. Alentino de Souza Oliveira menos de 24 horas após o início da obra.
O secretário diz que, nas etapas anteriores, a empresa não fez meio-fio em alguns pontos. “Já está com erosão, danificando todo o asfalto”, afirma Sandro Machado. Desta vez, falta compactação e imprimação do solo, isto é, a aplicação de camada impermeabilizante, que permite a aderência do revestimento.
A IDS Engenharia prometeu à prefeitura de Ribas enviar amanhã um representante para prestar esclarecimentos. “Toda acusação tem que ter uma resposta e eles têm que montar um esclarecimento técnico. Isso vai para o jurídico, para tomar as providências cabíveis e, se for o caso, até romper o contrato”, diz o secretário de obras. Até o momento, a IDS Engenharia não respondeu, nem atendeu à reportagem. O espaço segue aberto.
Guerra de gestões
A confusão tomou força nas redes sociais quando o ex-prefeito da cidade, João Alfredo Danieze (PT), publicou vídeo denunciando as más condições do serviço na Avenida. “Fica aqui a nossa manifestação para que isso chegue às autoridades, à câmara municipal, à promotoria de justiça e ao Tribunal de Contas do Estado”, afirmou na gravação.
O secretário de obras Sandro Machado rebate as acusações feitas por Danieze dizendo que, duas horas antes do vídeo, o fiscal da prefeitura já tinha notificado a empresa para que a obra fosse interrompida. “Um ex-prefeito soltou um vídeo dizendo que não estamos fazendo nada, mas isso é uma inverdade. Nosso engenheiro estava no local fiscalizando e o ex-prefeito nem mesmo consultou se a secretária de obras já havia feito a notificação. Inclusive, foi ele quem contratou essa empresa”.
O contrato para a execução desta obra foi assinado em 18 de março de 2024, durante a gestão de João Alfredo Danieze em Ribas do Rio Pardo. A previsão era entregar pavimentação, drenagem, acessibilidade e sinalização viária das etapas 3 e 4 do bairro Estoril, no prazo de um ano, pelo pagamento de R$ 12.357.408,89. Contudo, a obra atrasou e a administração atual, comandada pelo prefeito Roberson Luiz Moureira (PSDB), prorrogou o contrato até 18 de agosto de 2025.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***