Após a denúncia do Jornal Midiamax sobre o surgimento de uma cratera na ciclovia e os persistentes alagamentos na recém-construída avenida que ligará os bairros São Conrado e Jardim Inápolis, em Campo Grande, a empreiteira responsável pela obra iniciou os trabalhos de reparo nesta terça-feira (30).
Imagens desta tarde mostram máquinas e operários concentrados na área da cratera, com o objetivo de solucionar o problema estrutural na ciclovia.
A ação ocorre depois que a reportagem do dia 23 expôs as falhas na obra, ainda antes de sua inauguração oficial, e da confirmação do secretário municipal de Obras, Marcelo Miglioli, no dia 25, de que a construtora arcaria com os reparos dentro do prazo de sua responsabilidade.
Entenda o problema
Moradores registraram na segunda-feira (23) o aparecimento de um grande buraco que comprometeu parte da ciclovia da nova avenida. Adicionalmente, a reportagem do Midiamax constatou o acúmulo de água da chuva em diversos pontos da ciclovia, dificultando o trânsito de pedestres e ciclistas e gerando riscos de acidentes devido à formação de poças e à presença de lama.
Em resposta inicial, a Prefeitura Municipal, através da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), informou que investigaria as causas do desbarrancamento. Sobre os alagamentos, a justificativa apresentada foi a alta do lençol freático na região, que limitaria a capacidade de absorção da água pelo solo, mesmo com a instalação de bocas de lobo previstas no projeto. A prefeitura não se manifestou sobre se as condições hidrológicas foram devidamente consideradas no planejamento da obra.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Responsabilidade da construtora
Na sexta-feira (25), o secretário Marcelo Miglioli declarou que a empreiteira Engevil Engenharia Eireli e Equipe Engenharia, responsável pela obra orçada em R$ 84 milhões, efetuaria os reparos necessários, uma vez que a obra ainda se encontra dentro do período de sua responsabilidade contratual.
Miglioli mencionou um entrave logístico referente à tubulação específica (PAD) utilizada na obra, o que poderia impactar o prazo final dos reparos. Contudo, assegurou que a construtora estava ciente dos problemas e tomaria as providências para solucioná-los.
O projeto do corredor
O Corredor do São Conrado é um projeto de infraestrutura viária que busca beneficiar cerca de 40 mil moradores de seis bairros da região oeste de Campo Grande, oferecendo uma nova rota asfaltada que reduzirá a distância até o Polo Empresarial Oeste em 14 km. O projeto abrange a construção da avenida, ciclovia, calçada e um sistema de drenagem, incluindo a maior bacia de amortecimento da cidade.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!