Em protesto, agências do Itaú paralisam atendimentos em Campo Grande

A paralisação busca pressionar o Itaú a retomar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Agência Itaú
Protesto em agência do Itaú (Divulgação)

Funcionários de agências do Banco Itaú em Campo Grande interromperam os atendimentos nesta quinta-feira (6) em protesto para pressionar a instituição financeira a retomar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, que garante os direitos da categoria.

A paralisação já afeta unidades como as da Avenida Coronel Antonino e da Rua Cândido Mariano. Segundo o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, as negociações com a categoria foram interrompidas em janeiro de 2025, após o Itaú tentar impor um acordo com cláusulas desfavoráveis aos trabalhadores, como a validação do ponto e das horas extras pelo sindicato.

“Não podemos aceitar desvios na jornada de trabalho”

A presidenta do sindicato, Neide Rodrigues, critica a proposta do banco. “O Itaú quer que o sindicato dê sua ‘chancela’ para validar o ponto dos funcionários, assim como o banco de horas. Mas o sindicato não pode, e nem deve, validar as horas-extras dos funcionários. A obrigação é do banco!”, afirma.

Neide denuncia ainda que os bancários são frequentemente submetidos a jornadas irregulares.

“Eles são obrigados a trabalhar mesmo após marcarem saída no ponto, recebendo mensagens fora do expediente e sem poder definir uma compensação de horas. Não podemos aceitar um acordo que vai institucionalizar os desvios na jornada de trabalho e a arbitrariedade do banco de horas”.

Pressão e retaliação do Itaú

Agência Itaú
Agência Itaú de portas fechadas (Divulgação)

Como forma de represália, o Itaú cortou o pagamento da bolsa auxílio-educação dos funcionários, segundo o sindicato.

“As entidades sindicais estão dispostas a assinar todos os avanços obtidos nas negociações, mas não vamos assinar propostas que respaldam o desrespeito à jornada de trabalho”, reforça Neide.

Diante do impasse, o sindicato enviou um ofício ao banco no dia 3 de fevereiro solicitando a reabertura das negociações, mas até o momento não recebeu resposta.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

Atlântico
Batata causa inflação
Jardim Centro Oeste