Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Fiéis pediram orientação ao arcebispo sobre participação em tal movimento
Renata Portela -
Movimento Legendários em Campo Grande e Dom Dimas, ao canto (Fotos: Giuliano Lopes/Arquivo Pessoal e Madu Livramento, Midiamax)

Nesta quinta-feira (24), arcebispo de , Lara Barbosa, e o chanceler do arcebispado, padre dr. Edmilson José Bento, reforçaram em nota que o ‘Legendários’ não é um movimento católico. A explicação ocorre após vários fiéis buscarem orientação sobre o movimento.

Assim, Dom Dimas esclarece que o pastor Chepe Putzu fundou o movimento em 2015 na Guatemala. Segundo o pastor, trata-se de um “movimento de homens que busca restaurar o desenho original do homem: um líder que ama, honra e une”.

Além disso, na prática, o movimento Legendários incentiva as experiências imersivas de cunho espiritual, não católico, além dos exercícios e desafios físicos. Por mais que o movimento aborde temas sensíveis, não há associação entre o Legendários e a .

Também conforme a nota, acidentes graves ocorreram em reuniões dos Legendários. Em um dos casos, técnico em segurança do trabalho morreu após uma crise convulsiva, no Mato Grosso.

Já em outra ocasião, em Mato Grosso do Sul, um administrador morreu ao passar mal durante evento do Legendários.

Movimento não é católico

“Com o objetivo de oferecer uma orientação segura à comunidade católica da Arquidiocese de Campo Grande a respeito desse movimento, ESCLARECEMOS QUE O MOVIMENTO LEGENDÁRIOS NÃO PERTENCE À IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA”.

Por fim, o arcebispo reforça que a proposta espiritual do movimento não está em comunhão com os meios católicos ordinários de santificação e formação cristã, como os sacramentos, o magistério da Igreja e a vida comunitária paroquial, “de modo que não se configura como expressão autêntica da espiritualidade católica”.

Não é acampamento de igreja

Ainda na nota, Dom Dimas lembra que o movimento não pode ser confundido com os acampamentos da igreja católica. São esses os acampamentos sênior, de famílias, juvenil, FAC, mirim, entre outros.

“Em suma, tal movimento não é promovido pelas nossas paróquias e lideranças e não é recomendado a nenhum dos nossos fiéis”, pontua.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
sucuri engole tucano

Morreu furada ou aguentou? Vídeo mostra destino de sucuri que comeu tucano pelo bico

Advogados de réus acusados de tentativa de golpe avaliam que voto de Fux ‘lava a alma’

Mesmo com parecer contrário do TCE-MS, Câmara aprova contas de 2021 do prefeito de Terenos

Áudio enviado a vereador de MS tido como ‘perseguição política’ vira caso de polícia

Notícias mais lidas agora

Policial do Choque preso em operação é transferido por ‘inconveniência’ após ação em Terenos

‘Vaga Zero’: Saúde de Selvíria é alvo de operação por contratar empresa que nem existe

Fux diz que STF é incompetente para julgar golpe e vota para anular ação

Busto de José Antônio foi parar na OLX? ‘Anúncio’ por R$ 250 vira piada na cidade: ‘aceita cartão?’

Últimas Notícias

Cotidiano

Com foco em modernização, novo projeto do SGO passará por audiência pública

Encontro online será voltado para empresas de tecnologia, entidades de classe, sociedade civil e órgãos de controle

Brasil

Fux afirma que acampamentos não caracterizam crimes

Ministro afirmou que manifestações políticas com propósitos sociais é permitido por lei

Emprego e Concurso

Processo seletivo em Paranaíba tem oferta de 26 vagas com salários de até R$ 4,6 mil

Vagas estão distribuídas entre os cargos de Engenheiro Ambiental, Engenheiro Florestal, Biólogo, Gari e Motorista

Cotidiano

Incêndio atinge grande área de vegetação no São Francisco, próximo de casas e prédios

Incêndio de grandes proporções atinge área extensa de vegetação no bairro São Francisco, em Campo Grande, na tarde desta quarta-feira (10). As chamas se concentram na rotatória da Rua 14 de Julho com a Rua Rachid Neder. A fumaça pode ser vista a quadras de distância do local do incêndio. Campo Grande está sob aviso … Continued