Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em MS, 29% dos atos cartoriais são feitos on-line

O Estado totaliza 64.567 atos eletrônicos desde maio de 2020, quando o Brasil instalou este serviço
Murilo Medeiros -
Cartórios (Ilustrativa, arquivo, Midiamax)

Levantamento mostra que 29% dos atos em Cartórios de Notas são feitos on-line em . Desde inventário com múltiplos herdeiros até um simples reconhecimento de firma, qualquer atividade notarial pode ser feita remotamente. O Estado totaliza 64.567 atos eletrônicos desde maio de 2020, quando o Brasil instalou este serviço.

O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) conduziu a pesquisa, que registra aumento de 79,6% do ano passado para cá. Entre maio de 2023 e maio de 2024, sul-mato-grossenses realizaram 18.265 atos notariais on-line. Até maio deste ano, foram 32.803 serviços feitos remotamente, o número quase dobrou neste período.

Como realizar atos cartoriais on-line?

Qualquer pessoa pode utilizar este serviço, basta emitir um certificado digital notarizado gratuito pela plataforma www.e-notariado.org.br. O tabelião fará a identificação do cidadão e permitirá a assinatura de documentos on-line. Para alguns atos, é necessário agendar uma videoconferência com o tabelião pelo mesmo site.

Para reconhecer firma, é necessário acessar outro site: www.enotassina.com.br. Neste link, você vai enviar o documento que quer reconhecer, indicar quem precisa assinar, realizar a assinatura eletrônica e enviar o documento ao destinatário final. O CNB/CF afirma que este serviço leva poucos minutos e tem o mesmo preço que o ato físico, feito no balcão dos Cartórios e tabelado por lei estadual.

A plataforma nacional e-Notariado surgiu durante a da Covid-19, regulamentada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão responsável pela fiscalização dos Cartórios do Brasil. Atualmente, os brasileiros podem fazer 100% dos atos notariais on-line. Isso inclui escrituras de compra e venda de , divórcios, inventários, testamentos, procurações, entre outros serviços. A tecnologia permite que o ato seja realizado com as partes em locais diferentes, até fora do país, sem necessidade de ir ao cartório e com a mesma segurança jurídica do ato presencial.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gestão do hospital de Rio Negro é investigada após conta de água atrasar 10 anos

Picaretas promoveram fotógrafo em Campo Grande de dublê de jornalista para laranja (Ilustração, Dall-E)

Fotógrafo aceita ser laranja e vira suspeito em Campo Grande

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto

Feira reúne artesanato e música ao vivo nesta terça-feira em parque de Dourados

Notícias mais lidas agora

Entenda: delação que derrubou corrupção em Sidrolândia está 'congelada'

cpi joão resende frota velha

João Resende segue na diretoria e confirma: frota velha do Consórcio não será trocada

Menina de 6 anos ferida em acidente na BR-262 teve perna amputada: ‘lutando pela vida’

persa

Viu a Amora? Gato persa desaparece no bairro Monte Castelo

Últimas Notícias

Sem Categoria

Acidente que matou dois na BR-262 aconteceu por falta de fiscalização do Dnit, denuncia deputado

Outra vítima do acidente, menina de 6 anos ainda luta pela vida e precisou amputar a perna

Transparência

MPMS aumenta meio milhão em contrato de locação de carros após compra de SUV’s

O contrato do Ministério Público de Mato Grosso do Sul com a empresa Flavio Vasconcelos Alves e Castro, sediada em Campo Grande, ganhou um ‘plus’ nos repasses. A edição do Diário Oficial desta terça-feira, 17, mostra aumento de R$ 561.416,20 no acordo inicialmente divulgado no dia 11 deste mês. O procedimento licitatório é fruto da … Continued

Cotidiano

Semana de Prevenção às Drogas traz a MS médico que vai criar 1ª vacina contra cocaína do mundo

Evento vai desta terça-feira até o dia 26 de junho

Polícia

Dupla é presa após dar drogas e aliciar adolescentes encontradas em casa de MS

Meninas haviam desaparecido após as aulas