Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em encontro nacional, indígenas defendem aleitamento materno nas aldeias

Evento que aborda políticas públicas acontece em Campo Grande
Priscilla Peres, Liana Feitosa -
Encontro Nacional (Foto: Helder Carvalho/Jornal Midiamax)

está sediando o Encontro Nacional de Aleitamento Materno e alimentação complementar saudável, com união de profissionais de saúde e gestores debatendo maneiras de fortalecer políticas públicas voltadas à saúde materno-infantil. O evento acontece nos dias 20 e 21 de março, no Bioparque .

Representantes das comunidades indígenas participam do evento como forma de chamar atenção para a necessidade de respeitar às tradições de aleitamento materno nas aldeias e também a falta de políticas públicas voltadas as mulheres indígenas dependentes do álcool. O uso de álcool e drogas é uma das mazelas que atinge a população indígena na região sul do Estado.

Vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos e Defesa dos Povos Indígenas, Silvana , participa representando as mães indígenas e a valorização das culturas tradicionais. Por exemplo, mulheres indígenas que precisam de doação de leite materno para seus filhos, preferem leite de outras indígenas e não de brancos.

“Queremos propor que as nutricionistas do Estado tenham conhecimento sobre amamentação dentro das comunidades indígenas, como forma de respeitar as tradições dos povos”, afirma Aguinaldo Terena, conselheiro e secretário executivo do Conselho Municipal de Direitos e Defesa dos Povos Indígenas.

Avanço em políticas públicas

O evento têm como objetivo capacitar profissionais de saúde, atualizar práticas e fortalecer a Rede de Atenção Materno-Infantil no . Além de ampliar o debate técnico-científico sobre o tema, promovendo a democratização do conhecimento e incentivando ações efetivas para reduzir a mortalidade materna e infantil.

Neide Maria da Silva Cruz, nutricionista e assessora técnica da Superintendência da Rede de Atenção à Saúde (SRAS/) e membro da Rede IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), destacou a importância de capacitar profissionais.

“Esse evento será um espaço essencial para a troca de experiências e atualização de práticas, impactando diretamente na qualidade do atendimento às mães e crianças. A amamentação e a alimentação complementar saudável são pilares fundamentais para o desenvolvimento infantil, e fortalecer essa rede de apoio significa investir no futuro”, pontua

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados