Em dúvida sobre a escola para filhos pequenos? Pedagoga dá dicas do que observar

Profissional destaca que crianças pequenas precisam ter espaço externo para se divertir com segurança

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

É janeiro novamente e com ele, além dos boletos, vem a preocupação com a escola dos filhos. Mães e pais de crianças pequenas sabem o tamanho da dor de cabeça na hora de escolher uma escola que se encaixe nas necessidades e possibilidades, de acordo com a realidade da família.

Doutora em Educação e professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) há mais de 35 anos, a pedagoga Ângela Maria Costa, ajuda com dicas para quem está em dúvida para tomar decisão sobre a escola dos pequenos.

Considerando as crianças de até 10 anos, vamos listar pontos a serem observados com atenção.

Espaço externo

Sobre a estrutura física da escola, a profissional dá a dica de ouro. “Quanto menor a criança é, mais espaço externo ela tem que ter. Com areia, com brinquedos, com árvores, que realmente a criança possa estar mais tempo lá fora do que dentro da sala de aula”, afirma Ângela Maria.

Qualificação

Quem são os professores que vão atender essa criança? Essa é a pergunta que, segundo a pedagoga Ângela Maria, é importante ser feita nas escolas. O ideal é que as pessoas que vão lidar com a criança tenham nível superior e quanto menor a criança, mais formação esse professor precisa ter.

Estrutura e segurança

Nesse quesito é importante avaliar o tamanho das salas, banheiros, quintal e segurança, para que essa criança se sinta livre e segura para explorar, lembrando que é importante ter espaço externo. Câmeras de segurança no interior da escola são importantes e dão segurança, tanto para os pais quanto para a diretoria.

“A escola que se fecha é uma escola que tem coisa para esconder. Sempre falei isso. A escola tem que estar aberta aos pais”, destaca a pedagoga Ângela Maria.

Método de ensino

Mais do que escolher o método de ensino aplicado na escola, a profissional afirma que é importante que os pais conheçam o projeto político-pedagógico da escola. Este documento tem em toda escola e especifica o tamanho de sala, quantos alunos atende, o que se faz, qual é a proposta da escola, qual é a filosofia da escola. “É a bula do remédio”.

Educação pública e particular devem garantir qualidade

Falar sobre escolha de escola para os filhos considera um recorte de classe, mas a profissional da educação destaca que as escolas públicas também têm que dar a qualidade na educação e que, nem sempre, a escola mais cara é a melhor.

Ângela Maria afirma que muitas vezes a escola investe na decoração da estrutura física e entrega um lugar bonito, mas sem qualidade na educação. E na hora de escolher é importante ficar atento ao que de fato interessa para as crianças, que é o espaço para brincar com segurança, a interação com os amigos e professores qualificados.

Já nas escolas públicas, não basta comemorar uma vaga, mas é importante também entender a qualidade da educação que é oferecida ali. Saber sobre o projeto político-pedagógico da escola, a formação da diretoria e professores, as atividades realizadas, a estrutura externa e atividades para crianças pequenas, são importantes.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados

enem
upa