Campo Grande foi castigada por uma chuva intensa nas últimas 24 horas, com os pluviômetros registrando um acumulado de 88,6 milímetros entre o início da manhã de quinta-feira (24) e as 7h50 desta sexta-feira (25). O volume impressiona ao se equiparar ao esperado para todo o mês de abril, que é de 89,4 milímetros, conforme dados do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
A precipitação concentrada em um curto período provocou o transbordamento de córregos e alagamentos em diversos pontos da Capital. O município com o maior volume de chuva no mesmo período foi Nova Alvorada do Sul, com 90 milímetros, enquanto Rio Verde teve a menor marca, com apenas 7,4 milímetros.
“De fato, abril se configura como um mês atípico, marcado por uma expressiva umidade vinda do norte, influenciada pela configuração dos ventos. Consequentemente, cada passagem de uma baixa pressão ou frente fria no oceano, interagindo com essa umidade, tem resultado em chuvas frequentes”, disse Vinícius Sperling, meteorologista do Cemtec.
O meteorologista ressaltou ainda que, em 2024, o estado enfrentou um longo período de estiagem. “Embora abril de 2024 tenha registrado um dos poucos volumes de chuva acima da média, como em Campo Grande, o cenário deste ano é incomparavelmente mais chuvoso. É um alívio para a situação de estiagem que enfrentamos, embora ainda não represente a recuperação total da falta de chuvas de 2024. Contudo, em comparação com o ano passado, o volume atual já traz um respiro”, completou.

Abril se mostra atípico
O mês de abril de 2025 tem se caracterizado por um volume de chuvas muito acima da média em Campo Grande. Até o dia 23, o acumulado já atingia 192,2 milímetros, mais que o dobro da média histórica para todo o mês (89,4 milímetros).
A situação é ainda mais expressiva em outros municípios do Estado. Dourados, na região sul, registrou um acumulado de 283,4 milímetros entre os dias 1º e 23 de abril, superando largamente a média histórica de 106 milímetros para o mês inteiro.
No Pantanal, em Corumbá, o cenário é semelhante. O acumulado de 192,4 milímetros até o dia 23 de abril já se aproxima do triplo da média esperada para o período, que é de 65,7 milímetros.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Comparativo com o ano anterior
Apesar do grande volume de chuva nos últimos dias, o mês de abril de 2025 em Campo Grande apresenta dados meteorológicos surpreendentemente parecidos com o mesmo período do ano passado. Em abril de 2024, o acumulado total de chuva na Capital foi de 224,6 milímetros, sendo que até o dia 23 já havia chovido 192,2 milímetros. A previsão indica mais precipitações até o final do mês.
Em contraste, a região sul do Estado e Corumbá experimentaram um aumento significativo no volume de chuvas em abril de 2025 em comparação com o ano anterior. Em Dourados, choveu 283,4 milímetros até o dia 23 deste ano, enquanto em todo o mês de abril de 2024 o registro foi de apenas 96,8 milímetros. Em Corumbá, a diferença também é notável, com 192,4 milímetros em abril de 2025 contra 70,4 milímetros no mesmo mês do ano passado.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.