O HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) realizará atividades em alusão ao Agosto Dourado — mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno.
As atividades oferecidas pelo hospital serão realizadas na sexta-feira (15) e buscam reforçar os benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê.
“O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do leite materno como estratégia fundamental para a redução da mortalidade infantil e a prevenção de agravos à saúde materna, sensibilizando colaboradores, acadêmicos e residentes do HU-UFGD quanto à importância do manejo adequado do leite materno”, explica a enfermeira Neiva Barreto.
Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), aproximadamente seis milhões de vidas são salvas, anualmente, por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Especialistas reforçam que o leite materno contém todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês, além de oferecer componentes imunológicos que conferem ao bebê a condição de desenvolver seu sistema imune da melhor forma.
A proporção da substância não sobrecarrega a função renal, favorece a digestibilidade e promove o crescimento dos recém-nascidos. Médicos também defendem que os benefícios do aleitamento materno interferem até mesmo durante a vida adulta.
Programação
As atividades terão início às 7h30 de sexta-feira (15), com a entrega dos materiais. Em seguida, às 8h, será realizada uma apresentação cultural e, na sequência, a abertura do evento.
Entre 8h40 e 10h, a pediatra do HU-UFGD Camila do Carmo Siqueira ministrará a palestra “Priorizar o Aleitamento Materno: Criar Sistemas de Apoio Sustentáveis”.
Das 10h20 às 11h40, será realizada a mesa-redonda “O Impacto Familiar das Altas Hospitalares com o Uso de Fórmulas Infantis”, mediada pela Dra. Camila do Carmo Siqueira e com participação da assistente social Milena de Almeida Marques Aragão (Impacto Socioeconômico e Cultural), da nutricionista Sheila de Lima Alexandre (Impacto Nutricional e de Saúde), da psicóloga Aline Specht da Silva (Impacto Emocional e Psicológico) e da fonoaudióloga Patrícia Juliana Nascimento de Araújo (Impacto na Fonoaudiologia).
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!
***