A rotina dos moradores da Chácara dos Poderes, em Campo Grande, permanece marcada pela apreensão a cada sinal de chuva. Nesta quinta-feira (24), a preocupação se concretizou mais uma vez.
“Está uma enchente aqui, descendo muita água pelas ruas e alagando dentro da chácara”, relatou o morador Luiz Henrique, expondo um problema que afeta toda a comunidade.
As dificuldades de acesso ao bairro são evidentes há algumas semanas, quando as fortes chuvas abriram erosões e crateras nas principais vias.
Na segunda-feira (21), mesmo com o feriado, o intenso movimento de veículos contrastava com a falta de intervenção das autoridades, forçando os próprios moradores a organizarem um sistema de “pare e siga” nos trechos mais críticos.
A situação também foi crítica no sábado (19), quando a enxurrada não apenas danificou as estradas, levando tubulações de drenagem, como também invadiu propriedades.
Luiz Henrique sofreu impacto direto em sua chácara e na de seu vizinho, com um galpão completamente alagado, alterando a rotina da criação de galinhas e demandando um fim de semana inteiro dedicado à limpeza.
A impossibilidade de entrar ou sair do bairro, o risco de perdas em produções e equipamentos, e a constante ameaça de alagamentos são uma realidade de grande parte dos residentes da Chácara dos Poderes.
A Prefeitura de Campo Grande enviou nota ao Jornal Midiamax explicando as ações realizadas pelo executivo municipal na região. Confira na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) vem atuando na manutenção das vias do Chácara dos Poderes com frequência, esteve durante semanas no segundo semestre do ano passado e neste ano as equipes já estiveram no bairro e retornaram agora. A região, por ter solo arenoso, é suscetível a processos erosivos. Para amenizar o problema, no projeto em execução na Rua Urupês, no Jardim Noroeste, foi implantado sistema de drenagem e está sendo construída uma bacia de amortecimento. Com as últimas chuvas a bacia sofreu um forte processo de erosão e com isso ela não está conseguindo reter toda a água da chuva. Além da manutenção das vias na Chácara dos Poderes, a Sisep ira executar obra emergencial de contenção da erosão no trecho em que a forte chuva do feriadão destruiu parte da rede de drenagem.”
Acontece sempre
Só em 2025, o Jornal Midiamax noticiou várias vezes a situação do Chácara dos Poderes, em Campo Grande. Há menos de um mês, no dia 3 de abril, uma forte chuva provocou alagamentos, abriu crateras e ilhou motoristas.
No bairro Chácara dos Poderes, a enchente deixou condutores ilhados. Conforme as reportagens, as situações mais críticas ocorreram nas estradas SE-1 e NE Dois, que ficaram completamente alagadas.
No início de março, a combinação problemática de chuvas constantes e ruas sem asfalto deixou um caminhão de coleta de resíduos da Solurb atolado no bairro Chácara dos Poderes. Imagens mostram o caminhão de lixo atolado na estrada NE 09, a cerca de 11 km do Centro da cidade.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.