Uma senhora cadeirante passou um sufoco em um ônibus do Consórcio Guaicurus, em Campo Grande, na tarde de segunda-feira (27). A passageira precisa do elevador para entrar no veículo, mas, quando ela já estava no alto, o elevador quebrou, a deixando ‘pendurada’.
O caso aconteceu no Terminal Morenão, com um veículo da linha 503. Ela afirma que logo após a situação, o motorista a puxou e depois retirou a cadeira. Em seguida, houve uma troca de ônibus.
“Não é possível, todo dia é uma confusão, todo dia é uma coisa estragada. Não é possível continuar assim”, aponta a senhora que não teve ferimentos maiores, mas segue inconformada.
Ela ainda explica que em várias ocasiões já teve que esperar outro ônibus passar porque o elevador não funcionava. E essa não é a primeira vez que se incomoda com o serviço oferecido pelo transporte.
“Há uns dois anos, um motorista segurou o elevador no ombro, enquanto descia e gritou para que o ajudassem a me descer. Já aconteceu de elevador não funcionar e terem que me descer e depois a cadeira. É uma novela a falta de acessibilidade para cadeirantes… Já participei até de ‘audiência pública’ na Câmara Municipal, sobre acessibilidade e fica só no discurso” afirma a passageira.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Consórcio Guaicurus
Em nota, o Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte coletivo na capital, informou que o acidente aconteceu devido a uma parte que se rompeu.
“Em relação ao elevador do ônibus 1210, o Consórcio Guaicurus esclarece que uma parte do flexível se rompeu, fazendo com que o elevador descesse até o limite. Por isso, a passageira foi retirada com a ajuda do motorista. O Consórcio Guaicurus ressalta ainda que o elevador é equipado com um sistema de segurança que previne quedas, garantindo a proteção dos passageiros“.
Porta caída
Na mesma tarde, um passageiro da linha 124 apontou as condições do ônibus, que estava com a porta caída. Ele também contou que o teto e os bancos do mesmo veículo estavam soltos, além de fiação exposta.
Esses casos continuam a acontecer mesmo em meio ao aumento do valor da passagem, que passou de R$ 4,75 para R$ 4,95. Os passageiros, inconformados com a situação dos ônibus oferecidos pelo Consórcio Guaicurus e o amento da tarifa, planejam uma manifestação para quarta-feira (29), no Terminal Morenão, às 18h.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.