O 2º sargento do Exército Brasileiro, Arthur Tito, lotado no 17º Batalhão de Fronteira, em Corumbá, ajudou no resgate de duas pessoas que estavam em um barco que virou na Baía Cáceres, em Puerto Suárez, na Bolívia. O militar estava de folga e passeava com a família no Mirante daquela cidade, um dos principais pontos turísticos da região de fronteira.
Segundo informações da emissora boliviana Unitel, o incidente ocorreu enquanto os tripulantes realizavam trabalho voluntário de limpeza na área turística. Segundo o Diário Corumbaense, os dois ocupantes ficaram à deriva até que o sargento Tito, ao perceber a situação, rapidamente entrou na água para prestar socorro.
“Consegui alcançar a embarcação, utilizando cordas para amarrá-la e, com o apoio de um pescador local, as vítimas foram levadas até a escada do tablado mais próximo, onde foram retiradas da água em segurança”, relatou o militar. Ele destacou as dificuldades enfrentadas durante a ação, como nadar contra a correnteza e fazer nós náuticos em pleno deslocamento aquático. Militares bolivianos também auxiliaram no resgate dos dois homens.
A esposa do sargento, que acompanhava o passeio com os pais, contou que a família estava conhecendo Puerto Suárez quando avistou a movimentação de emergência. “Aonde ele vê que alguém precisa de ajuda, ele vai, sem hesitar. Ele tem preparo físico e está acostumado a nadar no rio. É o comprometimento com a missão de ajudar ao próximo, mesmo em território estrangeiro”, declarou sobre o marido à Unitel.
A atitude do sargento Tito foi reconhecida por autoridades locais e pela população boliviana, que o agradeceram pelo ato de coragem. A ação também foi enaltecida pelo Exército Brasileiro, que destacou a importância do preparo e da formação dos seus integrantes, além do fortalecimento da cooperação internacional entre as forças de fronteira do Brasil e da Bolívia.
Cartão-postal da fronteira
A Baía Cáceres, onde ocorreu o resgate, está localizada no Mirante de Puerto Suárez, ponto turístico conhecido por sua vista panorâmica para o Pantanal e para a cidade de Corumbá. A estrutura, construída em madeira, é rodeada por cabanas, restaurantes de comida típica e já serviu de cenário para clipes musicais e apresentações culturais. Considerado uma “pintura ao ar livre”, o local é um dos destinos mais visitados na fronteira Brasil–Bolívia.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.