Pular para o conteúdo
Cotidiano

Durante o feriado, plantão de vacinação contra a influenza ocorre em supermercado e no Mercadão Municipal

Para se vacinar, é necessário que o cidadão apresente um documento de identificação com foto
Jennifer Ribeiro -
Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe está liberada em MS. (Helder Carvalho, Midiamax)

Os campo-grandenses que ainda não se imunizaram contra a poderão aproveitar o feriado para atualizar a caderneta de vacinação. Isso porque a (Secretaria Municipal de Saúde) promoverá, entre os dias 19 e 21 de junho, um plantão especial de vacinação contra a influenza.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Na quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, e na sexta-feira (20), a vacinação será realizada no Mercado Gaúcho, localizado na Rua Santo Ângelo, 312, no Bairro Coronel Antonino, das 9h às 15h.

Já no sábado (21) a vacinação ocorrerá das 9h às 16h, no Mercadão Municipal, com apoio do ônibus da Cruz Vermelha Brasileira.

Para se vacinar, é necessário que o cidadão apresente um documento de identificação com foto. A campanha tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, que continua abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde (90%).

Vale ressaltar que a vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos seis meses e protege contra três cepas de vírus da gripe. Isso inclui a influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B, conforme a Instrução Normativa n. 261, de 25 de outubro de 2023, da (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Vacina é segura

Durante ações itinerantes e nos postos de saúde, servidores relatam declarações como: “Tomei a vacina ano passado e peguei gripe”, ou “Tomei e não acredito”, “Tenho medo de tomar a vacina porque pode não ser segura”. Essas descrenças favorecem a alta circulação do vírus.

A superintendente de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau, Veruska Lahdo, reforça que a vacina é segura. Ela esclarece que a imunização não impede totalmente a infecção, mas reduz significativamente o risco de complicações.

“Ser vacinado contra a influenza não quer dizer que ela não vá ter influenza, mas que a vacina vem como medida de reduzir as complicações decorrentes de uma infecção, caso essa pessoa tenha contato com o vírus influenza. Por isso, reduz as chances de internação e óbitos. Quando a pessoa tem muitas dúvidas em relação a isso, a gente orienta para não dar atenção a notícias falsas. O mais bem indicado para tirar essa dúvida é um profissional da saúde.”

Idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades precisam aderir ao imunizante por estarem no grupo de risco — ou seja, com maior chance de desenvolver formas graves da doença ou evoluir a óbito.

Lahdo destaca que os pontos itinerantes foram ampliados para alcançar quem alega falta de tempo, como em mercados e shoppings, além da extensão do atendimento para o período noturno.

“O vírus respiratório que mais circula nesse momento, na Capital, além dos outros respiratórios, é o da influenza. Contra ele, temos uma vacina eficaz para evitar as formas graves. A vacina vem como meio de reduzir a transmissão do vírus no meio da nossa população”, finaliza.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Últimas Notícias

Cotidiano

Orçada em R$ 2,57 milhões, reforma do Fórum de Dourados será entregue nesta quinta

Obra da estrutura inaugurada em 1986

Brasil

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

Candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar

Polícia

Polícia autua proprietário rural por construção irregular às margens do Rio Taquari

Foi identificada uma estrutura metálica de aproximadamente 60 m²

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos